Navio a “voar” sobre o mar? Conheça o misterioso efeito Fata Morgana!

Um vídeo de um navio a “voar” sobre a superfície do mar foi gravado ontem em Espanha. Esta ilusão de ótica tem uma explicação científica e pode ser o resultado de uma miragem superior, também conhecida como Fata Morgana.

O efeito Fata Morgana é uma forma complexa de miragem superior que é vista numa faixa estreita mesmo acima do horizonte. É o termo italiano derivado do nome da feiticeira arturiana Morgana Le Fay, oriundo da crença de que estas miragens, muitas vezes vistas no Estreito de Messina, eram castelos de fadas no ar.

Um Fata Morgana pode ser visto em terra ou no mar, em regiões polares, ou em desertos. Pode envolver quase qualquer tipo de objeto distante no horizonte, incluindo barcos, ilhas, icebergs ou a linha costeira.

Este fenómeno ótico ocorre quando há uma inversão térmica presente na atmosfera perto da superfície. Normalmente, a temperatura do ar diminui com o aumento da altitude, mas numa inversão de temperatura, o ar quente fica em cima de uma camada de ar mais frio. Este fenómeno meteorológico faz com que os raios de luz sejam 'dobrados', criando a miragem superior.

Uma inversão térmica é o ingrediente importante para miragens superiores. O ar frio é mais denso do que o ar quente, e portanto o ar frio tem um índice de refração mais elevado. Isto leva a que os raios de luz vindos do navio sejam dobrados para baixo à medida que passam pelo ar mais frio, para os observadores na linha de costa. Desta forma, o navio aparece numa posição mais elevada do que realmente está, gerando uma ilusão de ótica, tal como podemos ver no vídeo gravado em Gavà (Espanha). Assim, o navio distante dá a impressão de estar a voar ou flutuar e o objeto adquire também uma aparência mais alargada.