Lucy vai levar uma "cápsula do tempo" para os humanos do futuro

A nave espacial Lucy será lançada em 2021 e tem muitos objetivos a atingir, desde visitar asteróides até ficar a flutuar "infinitamente" no Sistema Solar, transportando uma cápsula do tempo com mensagens de líderes proeminentes para o futuro - o que dirão?

Sonda Lucy NASA
Lucy vai visitar um número recorde de asteróides para uma única missão durante os primeiros 12 anos (8 asteróides para 2033).

A NASA anunciou esta semana que os seus engenheiros instalaram uma "cápsula do tempo" na nave espacial Lucy, uma placa que vai deixar mensagens para os terráqueos num futuro longínquo. A sonda será lançada a 16 de outubro deste ano, e orbitará dentro do Sistema Solar. Lucy é a décima terceira missão do programa Discovery da NASA e tem várias missões a completar.

Começará por visitar um número recorde de asteróides para uma única missão durante os primeiros 12 anos (8 asteróides até 2033), depois continuará numa viagem épica entre a órbita da Terra e os asteróides troianos durante centenas de milhares de anos mais, onde a sua função será levar as mensagens da nossa civilização aos seres do futuro.

A ideia de deixar as nossas mensagens a vaguear no espaço não é nova, sondas como a Pioneer e a Voyager foram anteriormente lançadas no espaço interestelar, no qual essas mensagens se destinavam a extraterrestres que eventualmente (caso exista vida inteligente noutro lugar na imensidão do espaço), viessem a recuperá-las e descodificá-las.

O que é especial desta vez é que as mensagens que Lucy irá levar serão dirigidas à vida inteligente dentro do Sistema Solar, porque esta sonda continuará a navegar dentro dele durante centenas de milhares (ou talvez milhões) de anos, de acordo com a NASA. A ideia principal é que os terráqueos, num futuro bastante longínquo, sejam capazes de encontrar e recuperar todas as mensagens que deixemos a flutuar com Lucy.

As mensagens que Lucy vai transportar

Esta cápsula do tempo é uma placa a bordo da nave espacial, que inclui mensagens de membros proeminentes da nossa sociedade; indivíduos que nos pediram para contemplar o estado da condição humana, bem como o nosso lugar no universo. Entre as personalidades estão: vencedores do Prémio Nobel, poetas laureados, músicos, e outras figuras de destaque do nosso tempo que deixaram conselhos, palavras de sabedoria, alegria ou inspiração, para aqueles que possam ler esta placa daqui a muito tempo. Na verdade, o nome "Lucy" foi inspirado em parte pela canção dos Beatles "Lucy in the Sky with Diamonds".

Várias das mensagens serão dos membros da banda The Beatles, que indiretamente inspiraram o nome da missão “Lucy”.

Esta sonda também terá uma descrição completa da configuração do Sistema Solar tal como o conhecemos hoje. A NASA irá colocar esta placa na esperança de que a exploração espacial continue, e um dia os astro-arqueólogos possam viajar entre os planetas e recuperar esta nave espacial como um artefacto dos primeiros dias, quando a humanidade deu os seus primeiros passos para explorar o Sistema Solar, e assim reconstruir a sua história.

placa mensajes Lucy NASA
Esta é uma imagem da placa que a nave espacial Lucy irá levar na sua viagem até aos asteróides troianos. Créditos: NASA.

Algumas das mensagens mostradas na imagem anterior em letra muito pequena, estão reescritas para si abaixo:

"E no final, o amor que recebes é igual ao amor que dás", de John Lennon, cantor e compositor inglês, membro dos The Beatles, e autor principal de "Lucy in the Sky with Diamonds".

“Quem quer viver para sempre? - se o amor tem de morrer.”, por Brian May, músico, cantor, compositor e astrofísico inglês, guitarrista principal da banda de rock Queen.

"(...)Tente não se tornar um homem de sucesso, mas sim tentar tornar-se um homem de valor. Hoje em dia é considerado bem sucedido quem tira mais proveito da vida do que quem investe. Mas um homem de coragem dará mais do que recebe", de Albert Einstein, o físico teórico nascido na Alemanha que mudou a perceção que a humanidade tem do mundo.

Pode encontrar detalhes das mensagens que Lucy levará na sua placa, de outros autores, clicando neste link da NASA.