Inundações em Emilia-Romagna, situação dramática: eis os vídeos. O tempo severo continua!

Inundações em Emilia-Romagna, a situação é dramática: há vítimas e pessoas desaparecidas. Eis os vídeos provenientes das áreas afetadas pelas inundações. Entretanto, o tempo severo continua, chuva forte nas próximas horas e aviso vermelho.

O mês de maio em Itália continua a ser marcado por condições meteorológicas severas. Após longos meses de seca, chuva muito forte está agora a causar graves inundações em Emilia-Romagna, uma região que já tinha sido atingida por transbordamentos de rios no início do mês. Foi uma depressão ciclónica que trouxe chuva verdadeiramente excecional a algumas áreas de Itália, provocando a subida dos rios num curto espaço de tempo.

A situação nestas horas é dramática e parece estar a piorar a cada hora que passa: nesta manhã de 17 de maio, o balanço é de oito mortos e vários desaparecidos. Milhares de pessoas foram evacuadas, pelo menos 13.000. Entre as áreas mais atingidas desde ontem à noite estão Forlì e Cesena, mas nas últimas horas, 14 rios inundaram a região de Bolonha e toda a Romagna. A situação é muito grave. Abaixo, a situação ontem em Cesena, onde o rio Savio transbordou.

Foi uma noite muito complicada na cidade de Cesena, com numerosos salvamentos de pessoas que ficaram retidas devido às cheias do rio. Na cidade de Romagna, as pessoas subiram aos telhados das casas para se salvarem.

A cidade de Faenza (Ravenna), que tinha sido atingida pelas inundações há apenas alguns dias, foi novamente afetada. O centro histórico, que tinha sido poupado pela primeira inundação, ficou submerso desta vez.

Em Faenza, as inundações do rio Lamone mergulharam a cidade de novo num estado de medo e de graves inconvenientes. Mas a situação é muito complexa em toda a Emília-Romagna. Até à data, novecentas pessoas foram evacuadas na região.

"A área afetada pelas inundações é enorme: estamos perante fenómenos de inundação e de deslizamentos de terra", disse Titti Postiglione, chefe adjunto do Departamento de Proteção Civil, à Rai News. "A noite foi definitivamente complicada", acrescentou, "e a criticidade não está a desaparecer, a chuva vai continuar até ao meio-dia. Hoje, tal como ontem, está ativo o aviso vermelho em grande parte da região.

Há dias que se previa uma situação crítica em Itália devido à chegada de uma perturbação ciclónica do Norte de África, que a Força Aérea designou por "Minerva".

O ciclone está também a provocar chuva abundante noutras zonas do Mar Adriático e na faixa centro-sul do Tirreno.

Previsão para os próximos dias: mais tempo severo a caminho

Nos próximos dias, infelizmente, uma nova vaga de tempo severo voltará a atingir as áreas afetadas nestas regiões.

No vídeo acima, as últimas previsões atualizadas por Luca Lombroso, com os modelos de referência ECMWF da Meteored. Siga as últimas previsões aqui.