tempo.pt

Inundações causam a morte de dezenas de pessoas no Sudeste Asiático

Alguns países do Sudeste Asiático têm sofrido com grandes acumulados de chuvas e inundações severas, numa combinação de chuvas torrenciais sazonais e a chegada de tempestades tropicais. Dezenas de pessoas já morreram no Vietname e Camboja.

inundações Vietname
A cidade imperial de Hue foi parcialmente submersa pelas inundações na área central do Vietname. Foto: Divulgação.

Dezenas de pessoas morreram devido à ocorrência de grandes inundações e fortes tempestades tropicais no sudeste da Ásia. No Vietname as inundações já foram responsáveis pela morte de pelo menos 90 pessoas, a maioria das vítimas foi levada pelas águas e pelo menos outras 32 pessoas estão desaparecidas nas províncias centrais do país.

De acordo com a autoridade nacional de gestão de desastres do Vietname, as enchentes inundaram mais de 109 mil casas e 584 hectares de plantações, além de danificar estradas e pontes. Cerca de 46 mil pessoas foram evacuadas das áreas mais afetadas pelas enchentes.

Um único deslizamento de terra que ocorreu na passada segunda-feira (12) enterrou 17 trabalhadores da construção de uma barragem hidroelétrica na província central de Thua Thien Hue. As autoridades ainda não sabem se há sobreviventes.

Algumas áreas na região central do Vietname registaram mais de 1.5 metros de chuva na semana passada. No período de 5 a 11 de outubro, Huong Linh na província de Qang Tri registou 1 520 mm de chuva e A Luoi em Thua Thien-Hue, 1 888 mm! A estrada nacional que liga o norte ao sul do país foi inundada e voos locais foram cancelados. Vilas inteiras ficaram submersas nas províncias de Quang Tri e Quang Nam, inclusive a cidade imperial de Hue e o ponto turístico de Hoi An.

O Vietname está sujeito a tempestades destrutivas e inundações durante a sua estação chuvosa que dura de junho a novembro, associado ao período de monções. As chuvas sazonais foram agravadas pela passagem da Tempestade Tropical Linfa que atingiu as províncias Quang Nam e Quang Ngai, região central do país, no passado domingo (11). Alguns locais nas províncias de Qang Tri, Quang Dien e Thua Thien-Hue registaram acumulados de precipitação de 180 a 210 mm em 24 horas, entres os dias 11 e 12 de outubro.

De acordo com as previsões meteorológicas, infelizmente a situação do Vietname continuou a agravar-se na última semana devido à chegada de um novo sistema tropical, a Tempestade Tropical Nangka, formada sobre o Mar da China. Nangka atingiu o norte do Vietname na última quarta-feira (14), tendo causado chuvas fortes e acumulados de até 400 mm em partes do norte e centro do país entre quarta e sexta-feira (16).

Este cenário de grandes inundações não se limita somente ao Vietname. No país vizinho, o Camboja, as enchentes mataram pelo menos 11 pessoas desde o início do mês. Além das fatalidades, centenas de famílias foram evacuadas para as regiões mais altas do país.

Na Tailândia, severas inundações atingiram a província de Nakhon Ratchasima nos últimos dias, danificando estradas e casas. Cerca de 12.000 pessoas foram afetadas no distrito de Pak Chong, onde alguns residentes foram evacuados para áreas mais altas. Em Laos, as enchentes dos rios Xepon e Xebanghieng danificaram muitos campos de arroz e 900 famílias foram afetadas em 21 aldeias.