Fortes tempestades atingem o oeste da Arábia Saudita

Num cenário pouco habitual, a Arábia Saudita registou nos últimos dias tempo severo devido à ocorrência de trovoada, chuva forte, granizo e inundações. Para quem está mais habituado à seca e ao calor extremo, como os sauditas, estas imagens são impressionantes!

O Reino da Arábia Saudita tem estado sob a égide de tempo severo, experimentando um cenário meteorológico pouco habitual. Neste país do Médio Oriente, raras são as ocasiões em que ocorrem episódios de precipitação e inundações como as registadas em vídeo em alusão aos acontecimentos dos últimos dias. A precipitação média anual é baixíssima, ronda os 300 mm e 60% ocorre na região de Assir, fortemente influenciada pelas monções do oceano Índico.

Mas, desta vez, devido aos avisos meteorológicos emitidos pelo Centro Nacional de Meteorologia do país, várias regiões já estavam em alerta desde a passada quinta-feira, para a intempérie que se prolongou até terça-feira (27). Com base nos avisos, a Defesa Civil do país alertou para a ocorrência muito provável de trovoada, com chuva moderada a forte e vento intenso em Assir, Al-Baha, Jazan, Najran, Meca, e Medina, de sexta a terça-feira. As regiões de Jawf, Tabuk e a Província das Fronteiras do Norte também registaram chuva.

A capital Riade, Qassim, a Província de Leste, e Hail também foram alvo de chuva moderada a forte, com potencial para inundações e enxurradas. As autoridades apelaram aos cidadãos para terem o devido cuidado com as condições meteorológicas severas, mantendo-se afastados de locais que pudessem inundar.

Em Meca, as ruas transformaram-se em autênticos rios, e tal como vemos abaixo, os vídeos mostram carros submersos, numa tempestade de granizo que apanhou aqueles que faziam o tauafe na Grande Mesquita da cidade. Além disso, noutras imagens do oeste da Arábia Saudita, é possível observar impressionantes nuvens de trovoada, vento forte e cheias terríveis em localidades mais habituadas à aridez, ao calor extremo e à seca.