tempo.pt

Fien: queda de neve deixa várias regiões de Portugal “pintadas” de branco

A Depressão Fien já deixou efeitos no país. Além do forte vendaval, perigoso temporal marítimo, chuva e ar polar, caiu neve em várias localidades a elevada altitude e em diferentes serras do Norte e Centro de Portugal continental. Veja as imagens, são deslumbrantes!

A chegada do ar polar marítimo esta terça-feira (17) a Portugal continental, aliado a um poderoso vendaval de Noroeste e à chuva que já precipitava há várias horas, provocou um substancial agravamento do estado do tempo, e que se refletiu em vários pontos altos da nossa geografia - grosso modo acima dos 900/1000 metros de altitude – em queda de neve.

A ocorrência do hidrometeoro branco está perfeitamente ilustrada nos registos em vídeo e nas fotografias captadas por utilizadores das redes sociais.

O incrível arrefecimento verificado nas camadas médias e altas da atmosfera sobre parte do nosso território, com temperatura a situar-se entre -30 ºC e -34 ºC a cerca de 5500 metros de altitude, fazia adivinhar este episódio de frio, neve, gelo e vento intenso à superfície. O vento causou estragos bem visíveis nas Penhas da Saúde, segundo relatado nalguns meios de comunicação nacionais.

O frio gélido em altitude, reforçado pelo ar polar marítimo que entrou de Noroeste, aliado à precipitação que já se anunciava e que ia caindo (e continuará a cair) – fazia prever um "cenário branco", tal como acabou por se verificar, e que é possível contemplar nos vídeos e fotografias.

Paisagens, localidades, estradas e montanhas sinuosas e escarpadas, tais como Montalegre e Boticas (Vila Real), Covilhã (Castelo Branco) e Serras da Estrela, Alvão, Marão e Nogueira (Bragança), estão agora completamente cobertas por um manto de neve e que vai fazendo as delícias aos amantes deste elemento meteorológico.

Mais neve poderá cair na noite de terça (17) para quarta-feira (18), para além da chuva, da descida da temperatura, do perigoso temporal marítimo com ondulação de Noroeste e do vento forte que agravará a sensação térmica de frio e provocará desconforto.