Fevereiro 2023 foi o quarto mês de fevereiro mais quente registado no globo

A NOAA divulgou a análise da temperatura global referente ao mês de fevereiro e concluiu que este foi o quarto mês de fevereiro mais quente, num registo de 174 anos.

Globo; temperatura; fevereiro
Em fevereiro de 2023 a temperatura média global de superfície foi a quarta mais elevada para o mês de fevereiro.

Os Centros Nacionais de Informação Ambiental (NCEI-National Centers for Environmental Information) da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) dos EUA calculam mensalmente a anomalia da temperatura global, com base em dados preliminares gerados a partir de observações de temperatura de todo o mundo, tanto da superfície da terra como da superfície dos oceanos.

Temperatura no Globo no mês de fevereiro

Segundo os cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA, fevereiro de 2023 foi o quarto mês de fevereiro mais quente no globo, desde 1850. A temperatura global da superfície em fevereiro foi 0,97 °C acima da média do século XX, que é de 12,1 °C.

Fevereiro de 2023 marcou o 44º mês consecutivo de fevereiro e o 528o mês consecutivo com temperaturas globais, acima da média do século XX.

Anomalias da temperatura
Anomalias da temperatura da superfície do globo, no mês de fevereiro no período de 1850 a 2023. Fonte: NOAA Global Climate Report February 2023

No hemisfério norte, fevereiro de 2023 classificou-se em quarto lugar entre os mais quentes de sempre, com 1,30 °C acima da média, enquanto a temperatura global da superfície no hemisfério sul este mês classificou-se como o oitavo mais quente de que há registo.

Temperatura nos continentes e oceanos

As temperaturas estiveram acima da média na maior parte da Europa (2º inverno mais quente), América do Sul, África Central e Austral, Ártico e Ásia Ocidental, Central e Austral. Partes do sudeste e centro-leste da América do Norte, e do nordeste e sul da Oceânia também experimentaram temperaturas mais quentes do que a média este mês.

As temperaturas à superfície do mar foram acima da média em grande parte do norte, oeste e sudoeste do Pacífico e do Atlântico. As temperaturas recordes em fevereiro cobriram 4,21% da superfície do globo.

Anomalias da temperatura
Anomalias da temperatura média da superfície do globo em fevereiro de 2023, em relação ao valor médio no período 1991-2020 (áreas a cinzento representam falta de dados). Fonte: NOAAGlobalTemp v5.1.0-20230308

As temperaturas foram mais baixas ou próximas da média em parte do oeste e norte da América do Norte, nordeste da Ásia, norte da Austrália e Antártida. As temperaturas à superfície do mar foram inferiores à média em zonas do Oceano Índico central e do Pacífico tropical sul-central, central e oriental. Nenhuma região do globo registou um mês de fevereiro frio recorde.

A Ásia registou em fevereiro um dos maiores desvios positivos em relação ao valor médio, com a temperatura mensal média 3,05 °C acima do valor normal, tendo sido o sétimo mês de fevereiro mais quente de sempre.

Gelo no Ártico e na Antártida e ciclones tropicais

A extensão de gelo no Ártico foi a 3ª menor extensão para fevereiro, enquanto que na Antártida atingiu um valor recorde mais baixo para fevereiro.

O ciclone tropical Freddy, que adquiriu o nome como tempestade a 6 de fevereiro, antes de atravessar todo o Oceano Índico, atingiu Madagáscar a 21 de fevereiro e Moçambique três dias depois. O Freddy tornou-se um dos sistemas tropicais com maior tempo de existência registado.

O ciclone tropical Gabrielle depois de atingir o norte da Nova Zelândia atingiu a costa leste, onde causou pelo menos 11 mortes e milhares de deslocados. Ocorreram graves cheias, deslizamento de terras e graves danos que fez com que este ciclone tivesse causado o maior prejuízo financeiro, causado por eventos extremos meteorológicos, registado na Nova Zelândia.