Equinócio de setembro: o início de uma fase mágica!

O verão está a chegar ao fim e, dentro em breve, dará lugar ao outono. Mas o que podemos esperar desta altura do ano tão característica? Fique a saber mais sobre este assunto, connosco!

Outono.
O outono é uma estação mágica, em que a paisagem está em constante mutação.

O próximo dia 23 de setembro, mais precisamente na madrugada desse sábado, será especial, pois o equinócio de setembro, também conhecido como equinócio de outono, irá acontecer pelas 06:50h da manhã. Este evento astronómico ocorreu em março, no Hemisfério Sul, o que significa que neste mesmo dia, no referido Hemisfério, irá acontecer o equinócio de março (ou de primavera) que marca o fim do inverno naquela metade do globo. Tal como acontece no equinócio da primavera, é nesta altura do ano que a radiação solar atinge com mais intensidade as áreas próximas do Equador.


O outono acaba por ser uma estação do ano mágica, no nosso país, pela simbologia, mas também pelas alterações nas paisagens, na fauna, na flora e mesmo nas atividades agrícolas.

No nosso hemisfério, o equinócio de outono assinala o fim do verão e a chegada desta estação, algo que do ponto de vista meteorológico já aconteceu no primeiro dia deste mês. É neste dia que o Sol cruza o plano do equador celeste, sendo que o dia natural e a noite terão uma duração muito próxima. O próprio termo, “equinócio”, que deriva das palavras latinas aequus e nox, que significam igual e noite, respetivamente, aponta para esta igualdade de duração (aproximadamente 12 horas).

Para o nosso país, a chegada do outono marca o início das aulas, os dias mais pequenos, e a diminuição das temperaturas, tanto máximas como mínimas. É, nada mais nada menos que o planeta a reagir à mudança da inclinação dos raios solares. Em teoria, os cenários de dias de chuva são mais habituais, sendo que as trovoadas também são muito comuns. Do ponto de vista social, esta passagem do verão para o outono é celebrada por diferentes comunidades, com diferentes tradições.

Simbologia do outono

O outono acaba por ser uma estação do ano mágica, no nosso país, pela simbologia, mas também pelas alterações nas paisagens, na fauna, na flora e mesmo nas atividades agrícolas. É nesta altura do ano que caem as primeiras chuvas após um período estival que se tem revelado cada vez mais longo e desafiante. Algumas culturas necessitam desta água para se regenerarem, numa fase posterior à colheita, como é o caso das árvores de fruto (maçãs, peras e citrinos).

À medida que nos aproximamos do inverno, a duração do dia natural é cada vez menor. Eventualmente, a hora acaba por mudar e o tempo frio acaba por chegar. Em termos de simbologia, a Lua Cheia que ocorre próxima do equinócio de outono (29 de setembro) é conhecida como Harvest Moon, pois com a perda de luz natural a uma razão de 4 minutos por dia, o surgimento de uma lua cheia permitia que os agricultores concluíssem as suas colheitas, antes do surgimento da iluminação artificial.

Por outro lado, é também nesta transição que se intensificam as auroras boreais e é nesta fase que há uma maior probabilidade de serem observadas. O outono vai durar até ao próximo dia 22 de dezembro, quando o solstício de inverno marcar o início dessa estação do ano. Já o próximo equinócio, que marcará o início da primavera, será no dia 20 de março de 2024.

Vídeos em Destaque