Emma: a depressão que chegou para alegrar Portugal!

A chuva que caiu ontem no Sul de Portugal tem por nome Emma. Hoje alastrou-se até ao Norte do país. Prevê-se muita agitação no estado de tempo nos próximos dias em Portugal Continental e Arquipélagos!

Além de aguaceiros, a precipitação poderá ocorrer sob a forma de granizo e acompanhada de trovoada.

Se há uns dias atrás, a seca era um tema preocupante, agora esta “Depressão” de seu nome Emma, veio para ficar! Motivo de alegria para os portugueses, em especial os que trabalham com a Agricultura, não pela chuva em si, mas porque estas quantidades de água são necessárias para os campos e demais plantações agrícolas subsistirem sem alarmismos.

A situação meteorológica que estamos a viver foi batizada de Depressão Emma. Trata-se de uma região depressionária centrada a oeste do Arquipélago dos Açores a que estão associados sistemas frontais e que afetará o estado de tempo durante, pelo menos, uma semana.

Hoje e nos próximos dias, para além da ocorrência contínua de precipitação em todos os territórios portugueses, as chuvas deverão ter períodos de aguaceiros acompanhados de granizo, e por vezes, de trovoada. Estas situações tenderão a manter-se pelo menos até à próxima sexta-feira dia 2, especialmente em alguns distritos da Região Centro como Coimbra e Castelo Branco e da Região Sul como Évora e Beja. O Norte será afetado pela trovoada posteriormente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Viseu.  

Em pontos de maior altitude, como a Serra da Estrela, a precipitação vai ocorrer sob a forma de neve. É provável que nas horas posteriores, a cota desça temporariamente para os 600 metros em sítios mais elevados da Região Norte, permanecendo assim até às primeiras horas de amanhã, 28 de fevereiro.

Vai nevar em alguns sítios de Portugal Continental, como a Serra da Estrela.

Os ventos soprarão fracos a moderados – até 30 km/h - de sudoeste, atingindo rajadas de 70 km/h ainda ao final do dia de hoje. Nas terras altas o vento sopra mais forte ainda podendo atingir rajadas de 90 km/h. Amanhã e quinta-feira, os ventos vão soprar de fraco a moderado (20 a 40 km/h) do quadrante sul com rajadas até 80 km/h, sobretudo na região Sul. As terras altas serão alvo de rajadas que poderão atingir os 100 km/h, com ventos a soprar forte (40 a 55 km/h).

Todo o território continental está coberto de avisos amarelos e laranja emitidos pelo IPMA. Nos Arquipélagos a situação é semelhante, à exceção de um dos territórios da Madeira, que está em alerta vermelho. Para além da intensidade dos ventos, da precipitação contínua com períodos marcados por trovoadas ou queda de neve, o mar também vai estar bastante agitado!

Alguns distritos portugueses como Bragança, Guarda, Vila Real, Beja, Setúbal e Faro estão em aviso laranja devido à queda de neve e à agitação marítima, com ondas de 5 e 6 metros de alturas. Por períodos de 6 a 18 horas, as ondas podem atingir máximos de 12 metros de altura podendo causar prejuízos humanos e materiais. Se gosta de passear junto ao mar, NÃO o faça esta semana! O mesmo se aplica a pescadores ou outros profissionais que exerçam a sua atividade junto do mar. Consulte aqui o estado das barras marítimas.