Efeitos do temporal em Portugal: inundações, caos e deslizamentos de terra

Das cheias em Lisboa à aflição vivida em Manteigas, em pleno “coração da Serra da Estrela”, onde por causa de derrocadas, deslizamentos de terra e outros problemas provocados pela chuva, já houve inúmeros estragos. O temporal deixou imagens arrepiantes.

Previa-se que a tempestade derivada do ex-ciclone tropical Danielle fosse causar estragos entre outros, em Portugal continental. E assim tal aconteceu, de norte a sul do território luso. De acordo com alguns meios de comunicação social nacionais, como a CNN Portugal, a Proteção Civil (ANPC) registou mais de 644 ocorrências desde segunda-feira (12) até às 08h00 de hoje, terça-feira (13). Desde quedas de árvores, a inundações-relâmpago, os estragos foram imensos.

No interior Norte, em Valpaços, onde não chovia com abundância há bastante tempo, as estradas ficaram inundadas e enlameadas. Também houve problemas graves no centro do país, tais como o desastre ocorrido em pleno “Coração da Serra da Estrela” – freguesia de Sameiro (município de Manteigas).

Aí, a chuva intensa que caiu durante a noite de 12 para 13 de setembro provocou danos através de deslizamentos de terra, derrocadas e arrastamento de detritos de áreas ardidas, conforme mostram as imagens abaixo, originalmente partilhadas pelo presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano.

De acordo com o autarca, "os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros".

Em Oeiras a chuva forte provocou deslizamento de terra que arrastou um homem que entrou em paragem cardíaca, foi reanimado pelos bombeiros e transportado em estado grave para o Hospital de São Xavier (Lisboa).

O trânsito em Sintra ficou condicionado hoje devido à intensidade da precipitação que caiu durante a caótica noite de temporal. As cheias em São Marcos dificultaram a circulação dos automóveis. Em Massamá, as ruas inundadas pareciam rios.

Em Grândola a chuva intensa que caiu na segunda-feira, inundou o posto da GNR. No Alentejo e no Algarve também há relatos da passagem da precipitação, tal como se pode ver no vídeo abaixo.

Muito se debateu e discutiu acerca dos riscos e impactos deste temporal atlântico e, nestas imagens, vemos e percebemos como a informação geográfica, o conhecimento sobre riscos e típicos comportamentos climáticos, bem como as previsões meteorológicas são tão importantes para a sociedade civil.