Dia de São Valentim? Temos quatro sugestões para uma escapadinha romântica em Portugal

Paris, Roma ou Viena: este ano não precisa de viajar para fora do país para surpreender a sua cara-metade no Dia dos Namorados. Conheça os quatro destinos nacionais mais românticos.

Escapadinhas para o Dia dos Namorados
Comece já a pensar no Dia de São Valentim.

Destacar uma cidade como a mais romântica de Portugal é verdadeiramente difícil. Num país tão variado em paisagens e estilos, dominam paragens dignas de cenários de filmes. Por isso mesmo, decidimos optar não por um, mas pelos quatro destinos a ter em conta no Dia dos Namorados, 14 de fevereiro.

Sim, porque o Dia de São Valentim está mesmo aí, e mais vale organizar tudo hoje, do que cair no erro de decidir o que fazer na véspera.

Já pensou em fazer um piquenique no parque? E um passeio à beira-rio? Com a previsão de tempo para os próximos dias, claro que não pode faltar uma tarde passada na ronha debaixo das mantas.

Embora as áreas mais movimentadas do país sejam, sem dúvida, deslumbrantes, Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto.

Existem cidades e vilas realmente fascinantes que também merecem ser consideradas locais para escapadinhas românticas.

Optar por lugares menos conhecidos e sossegados pode mesmo ser uma mais-valia quando o objetivo é namorar. Conheça as nossas 4 sugestões continentais:

Alcobaça

Haverá poucas datas melhores para conhecer Alcobaça do que 14 de fevereiro. A cerca de uma hora de carro de Lisboa, a cidade respira amor — que é como quem diz, o tema já faz parte da sua identidade.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça. Imagem: Massimiliano Rossi.

Aliás, uma das relações amorosas mais faladas em Portugal está mesmo ligada a esta cidade. O amor vivido entre D. Pedro de Portugal e D. Inês de Castro será para sempre lembrado pelos portugueses. Aproveite para conhecer o Mosteiro de Alcobaça, o cartão-visita da região.

Coimbra

A pouco mais de cem quilómetros de distância de Alcobaça, podemos continuar a falar da história de Inês e Pedro. Coimbra foi outro dos palcos desta história de amor. Foi em Coimbra que estas duas personagens históricas viveram uma parte importante do seu romance. Não nos surpreende, portanto, que existam na cidade diversos locais ligados a este amor proibido.

Coimbra
Não se vai cansar de passear pelas ruas de Coimbra

A Quinta das Lágrimas é um dos exemplos dos pontos mais procurados por casais apaixonados, mas a lista não fica por aqui. Coimbra está repleta de lugares românticos, como o Jardim Botânico, o Penedo da Saudade, o Jardim da Sereia, o Parque Dr. Manuel Braga ou o Parque Verde do Mondego.

Évora

Há quem diga que Évora é a cidade mais romântica do Alentejo. Se todos concordam ou não com esta premissa não sabemos, mas que é um destino com inúmeros locais históricos e bonitos é verdade. Basta pensarmos no Templo de Diana e na Capela dos Ossos.

Templo de Diana
O Templo Romano de Évora, conhecido como o Templo de Diana.

A menos de duas horas de Lisboa, encontra uma imagem perfeita para o Dia dos Namorados: ruas de paralelepípedos, casas caiadas com detalhes amarelo ou azul e grandes igrejas. Já se consegue imaginar a passear por lá com a sua cara-metade?

Talasnal

Descobrir esta aldeia significa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã. No Talasnal reina a natureza, a calma e até a surpresa. Isto porque, apesar de a ideia de ficar à lareira numa das casas típicas da Aldeia de Xisto ser encantadora, existem inúmeras possibilidades de lazer e de desporto ativos.

Talasnal
Talasnal está integrada na Rede das Aldeias do Xisto

Aproveite para parar numa das lojas da aldeia para comer Talasnicos, uma especialidade serrana confecionada com mel, castanhas e amêndoa.