Continuam buscas pelo pescador desaparecido em Cascais

Buscas pelo pescador desaparecido em Cascais foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional. Alerta do IPMA coloca 10 distritos em aviso amarelo devido à agitação marítima a partir de quarta-feira.

Agitação marítima prevista a partir de quarta-feira. Wikimedia: Georges Jansoone.

Em declarações à Agência Lusa, o comandante Pedro Coelho Dias refere que uma equipa de mergulhadores forenses da Polícia Marítima mergulhará na área onde o pescador terá desaparecido para encontrarem o corpo. Neste momento, mais de 100 pessoas prestam auxílio nas buscas do pescador que caiu no passado sábado de uma arriba na Praia do Guincho em Cascais.

As operações de busca contam com a presença de um navio da Marinha, com 86 pessoas a bordo, uma estação salva-vidas, um helicóptero e por terra, estarão elementos da Polícia Marítima, da PSP, da Proteção Civil de Cascais e dos Bombeiros.

Residente em Cascais, o pescador de 56 anos faleceu depois de ter caído de uma arriba próximo ao Farol da Guia. O sobrinho de 20 anos que o acompanhava foi quem emitiu o alerta por volta das 17 horas de sábado. Segundo o porta-voz da Autoridade Nacional Marítima, não terá sido possível recuperar o corpo nesse dia uma vez que o incidente terá ocorrido numa “zona rochosa de grande rebentação”. Esteve também no local um helicóptero empenhado no resgate mas não obteve qualquer resultados já que a área em questão é muito escarpada e impediu que o procedimento ocorresse em segurança.

As autoridades têm vindo a alertar a população em geral, e os pescadores em particular que, por desempenharem uma atividade de risco expõem-se em demasia à forte agitação marítima que ocorre junto às falésias. Na semana passada, aliás, a Autoridade Marítima Nacional recomendou em comunicado que "durante toda a semana se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias e de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco".

Buscas pelo corpo do pescador desaparecido em Cascais continuam. Wikimedia: Georges Jansoone.

Como forma de evitar acidentes ou exposições ao risco quando próximos ao mar, a AMN sugere a consulta das procedimentos específicos para a pesca lúdica em áreas de arribas e penhascos. Pode consultar aqui para saber o que fazer.

Devido à agitação marítima, o IPMA colocou 10 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo a partir de quarta-feira. Até às 08:00 de quinta-feira estarão sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

São previstas ondas de noroeste entre os quatro e os cinco metros de altura pelo que é extremamente recomendável que não realize qualquer tipo de atividade lúdica junto ao mar entre quarta e quinta-feira. Esteja sempre atento às previsões meteorológicas e proceda com muita cautela em áreas de risco junto ao mar. Hoje aliás, a agitação marítima já causou o encerramento de três barras marítimas – as de Viana do Castelo, Nazaré e Lisboa. Foi também condicionado o funcionamento das barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.