Como vai estar o tempo no primeiro fim-de-semana de setembro? Prepare-se para dizer adeus ao sol!

As temperaturas máximas vão descer em todo o País. Saiba o que pode esperar do tempo no primeiro fim-de-semana do mês de setembro.

O próximo fim-de-semana marca o início do outono climatológico e espera-se a ocorrência de precipitação em algumas regiões do país.

Os últimos dias têm sido pautados por temperaturas abaixo das que se registaram na semana passada e o vento também tem feito parte do nosso quotidiano, afetando a prática balnear daqueles que aproveitam os últimos dias de férias.

Além disso, as temperaturas mínimas encontram-se mais baixas em praticamente todo o país. No entanto, prepare-se, porque a partir do fim-de-semana poderá necessitar de um guarda-chuva se vai sair de casa ou necessita de trabalhar na rua, pelo menos assim será expectável em algumas regiões do nosso território.

Como estará o tempo na sexta e sábado?

Para sexta-feira, primeiro dia do mês de setembro, espera-se céu muito nublado em quase todo o território nacional, e a possibilidade de ocorrência de precipitação em alguns distritos da região Norte é muito elevada, designadamente para Viana do Castelo, Porto e Vila Real.

No sábado, a chuva poderá dar lugar ao sol nestas regiões, com a hipótese de ocorrência de precipitação nos concelhos do interior norte. A temperatura não será muito elevada, destacando-se os distritos de Beja e Évora com temperaturas máximas na ordem dos 27º C. No Porto a temperatura máxima não ultrapassará os 22ºC e a mínima rondará os 13ºC. O vento soprará com intensidade média a elevada, intensificando-se a velocidade durante a tarde. Predominarão os ventos com orientação noroeste – sudeste em Portugal Continental.

Tempo mantém-se instável no domingo, com previsão de trovoada em algumas regiões

No domingo espera-se uma ligeira descida da temperatura no extremo sul do país. De acordo com os nossos modelos, Faro não ultrapassará os 23º C. Santarém será o distrito a registar as temperaturas máximas mais elevadas (28ºC), seguindo-se Lisboa, Évora e Beja, que irão registar 27ºC. Também na região norte as temperaturas irão subir relativamente ao dia de sábado, esperando-se máximas na ordem dos 25ºC – 26ºC. As mínimas apresentarão valores entre os 13ºC e 16ºC.

Previsão da temperatura do ar a 2 metros (º C), para Domingo, 3 de setembro, às 12h.

Embora esteja iminente uma gota fria sobre a Península Ibérica, o facto de se prever a sua localização com centro sobre Portugal, fará com que parte da instabilidade atmosférica se centre sobre território espanhol, onde a precipitação poderá atingir valores extremos pouco comuns para esta época do ano.

Saliente-se, contudo, que o dia não deixará de ser caraterizado por alguma instabilidade atmosférica, esperando-se a ocorrência de precipitação em praticamente todo o território nacional, acompanhado de trovoadas nos distritos de Viana do Castelo e Bragança, sendo estas serão dispersas noutras regiões e distritos do país.

E como será o tempo nas ilhas?

Tal como se tem sucedido ao longo da última semana, quer os Açores, quer a Madeira, terão previsão de céu muito nublado, com precipitação, para o primeiro fim-de-semana do mês de setembro. As temperaturas não devem ultrapassar os 25ºC nos Açores, e os 26ºC no arquipélago da Madeira, esperando-se o valor mais elevado no sábado para o Funchal.

Estas previsões marcam o regresso dos portugueses à rotina, não descurando também que setembro é o primeiro mês do outono climatológico, onde a precipitação passa a ocorrer com maior constância.