Celebra-se hoje o Dia Mundial da Meteorologia

Celebra-se esta segunda-feira o Dia Mundial da Meteorologia, um pouco por todo o mundo. Este dia pretende enfatizar a importância desta ciência para o mundo e para a humanidade, contribuindo para o aumento da compreensão dos fenómenos atmosféricos mundiais. Saiba mais connosco!

Gota de água
Este ano o Dia Mundial da Meteorologia assinala-se com o slogan 'Cada gota conta'.

A comemoração anual do Dia Mundial da Meteorologia, dinamizada pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na siga em inglês), acontece hoje, 23 de março. Nesta data assinala-se a entrada em vigor da Convenção que instituiu a WMO como agência especializada das Nações Unidas em meteorologia e clima, bem como em hidrologia e ambiente, corria o ano de 1950.

Como o Dia da Água se celebrou ontem, 22 de março, este ano as comemorações do Dia da Meteorologia adotaram as temáticas conjuntas da água e do clima. Com o slogan “Cada gota conta”, a WMO pretende desenvolver ações de sensibilização para a necessidade de preservar os ecossistemas e fazer uma utilização racional dos recursos hídricos do nosso planeta.

As alterações climáticas estão diretamente relacionadas com a água. As alterações induzidas ao ciclo da água potenciam a redução da disponibilidade hídrica, afetam a qualidade da água ferindo certos ecossistemas já fragilizados, pondo em causa o desenvolvimento sustentável.

Associando os fenómenos de precipitação extrema causadores de inundações, à falta de precipitação que causa secas severas, a WMO pretende demonstrar a urgência de reforçar os meios de previsão, monitorização e gestão de forma a mitigar as consequências para a população. Prevê-se que o total de população esteja muito perto dos 10 mil milhões no ano de 2050.

As comemorações e a pandemia da COVID-19

A pandemia da COVID-19 está a paralisar o mundo e estas celebrações não são exceção. As comemorações físicas da água e do clima, agendadas para a cidade de Genebra, na Suíça, foram canceladas. No entanto a WMO, bem como a Organização Mundial da Saúde (WHO, na sigla em inglês) desafiam a população a refletir sobre o impacto da falta de água na propagação do novo coronavírus. Estima-se que durante esta pandemia cerca de 3 mil milhões de pessoas não vão ter acesso a instalações básicas de lavagem de mãos.

A nível nacional, as celebrações iriam decorrer no Centro de Arqueologia de Lisboa, no âmbito da “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”. Iria decorrer uma conferência subordinada ao Clima, intitulada “Fenómenos climatéricos e a sua influência na humanidade”. Infelizmente, o evento foi cancelado devido às restrições impostas pelo Estado de Emergência declarado em Portugal.

Em jeito de curiosidade, apesar do Dia Mundial da Meteorologia se comemorar já hoje, o Dia Mundial do Meteorologista, o profissional que desenvolve todas estas questões cientificas, celebra-se a 14 de outubro.