Calendário de cultivos: o que plantar no mês de julho?

O mês de julho traz consigo temperaturas mais altas, dias mais soalheiros e, por vezes, algumas dúvidas quanto às plantações e cultivo. Fique a saber quais os cuidados a ter e o que pode plantar e semear neste mês!

Plantações em julho
O mês de julho é excelente para o cultivo de hortaliças de rápido crescimento, como é o caso dos rabanetes, beterrabas, alface e rúcula.

Entramos num dos meses mais produtivos para a nossa horta, apesar de todos os meses e épocas serem bons para plantar.

São muitas as variedades de legumes, ervas e mesmo frutos que se podem colher nesta altura. Podem ainda ser plantadas as culturas resilientes ao calor.

"Por todo o mês de julho, o meu celeiro entulho.” - Provérbio Português.

Com a chegada do verão, os cuidados a ter na sua horta ou jardim são redobrados, no entanto as tarefas a desempenhar são fáceis e prazerosas.

Julho e a sua climatologia

Em Portugal Continental, no mês de julho as altas temperaturas começam a aparecer e o calor predomina no país.

A nível climatológico, apresenta uma média da temperatura máxima, à escala da nossa geografia continental, de 28.7 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1971-2000), de acordo com o Portal do Clima.

No que diz respeito à pluviosidade, surge como o mês mais seco, com apenas 13.8 mm de precipitação média acumulada, considerando todo o território de Portugal Continental.

Trabalhos a desenvolver

Tal como no mês anterior, julho é um mês com muitas tarefas para desempenhar na sua horta e jardim.

Para que tudo cresça de forma saudável e eficaz é muito importante ter atenção aos períodos de rega. Estes devem ser sempre realizados nas horas de menor calor, como de manhã cedo e ao entardecer, e optar por sistemas de rega que poupem água.

HortícolasÁrvotes/ArbustosFloresCereais
Semear: Agrião, couve-portuguesa, nabo, rabanete.
Plantar: Aipo, morangos, tomate, curgete
Árvores: Recolha de frutos/sementes de ameixeira, cerejeira-brava, cerejeira-de-santa-lúcia.
Arbustos: Semear tomilho, segurelha
Amores-perfeitos, calêndulas, cosmos.Aveia, centeio, cevada, milho, trigo, quinoa.
Fonte: Almanaque Agroflorestal - Cooperativa Integral Minga (Montemor-o-Novo)

A escolha do local do cultivo é essencial, pois com o aumento das temperaturas as culturas podem secar. O cultivo deve ser feito em locais mais resguardados, com sombra, para protegerem os frutos e as hortícolas.

O que plantar?

Quanto às leguminosas e hortícolas pode semear alcaçuz, arruda, coentros, couve-galega, couve-lombarda, couve-portuguesa, espinafre, feijão-rasteiro, manjericão, nabo, quiabo, rabanete e rúcula e colher batata, beringela, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, melancia, melão, morangos, orégãos, pepino, pimento, piripiri, salsa e tomate. Das árvores pode colher os frutos e as sementes da ameixeira, amouco, cerejeira-brava, cerejeira-de-santa lúcia, macieira e pereira.

Esta é a altura certa para plantar flores coloridas que depois irá colher durante o inverno. É tempo de plantar petúnias, salvas e cravos-túnicos, além de ásteres, goivos, gipsófilas, prímulas e miosótis.

Melancia: a fruta de verão

Uma fruta originária da África, com uma polpa bastante suculenta, a melancia passou a ser consumida no mundo inteiro devido ao seu sabor levemente doce e agradável.

A melancia é composta por, aproximadamente, 94% de água, e é uma excelente fonte de hidratação em pleno verão para o nosso organismo e pele.

Melancia
A melancia é uma fruta refrescante que possui vitamina C e A além das fibras e minerais.

Para além da água, é uma fonte de hidratos de carbono, possui vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como o cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio.

A cor avermelhada que apresenta indica a presença de licopenos que, em conjunto com os carotenoides e a vitamina C presentes na melancia, são importantes agentes na proteção celular estando relacionados com a redução do risco de certos tipos de cancro, quando associados a uma alimentação equilibrada.

O consumo regular ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares, melhora a imunidade, melhora e previne a retenção de líquidos e previne a formação de pedra nos rins.

Esta é ainda uma fruta também bastante versátil, podendo ser consumida na sua forma original, em sumo, ou ainda na confeção de alguns produtos alimentares, como gelados, purés ou compotas.