Aumento do nível do mar ocorreu em 2023 devido ao fenómeno do El Niño – NASA mostra evidências

O El Niño está a contribuir para a subida do nível médio das águas do mar. Estudo liderado pela NASA aponta as principais consequências, estimando o aumento da temperatura durante o ano de 2023. Saiba mais aqui!

El Niño nível médio das águas do mar
Estudo da NASA aponta para um aumento no nível médio das águas do mar em 2023.

Um estudo liderado pela NASA aponta para um aumento no nível médio das águas do mar em 2023, em grande parte atribuído ao fenómeno climático El Niño. Esta análise foi conduzida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e damos-lhe mais evidências de seguida relativamente a esta evolução.

30 anos de observações por satélite demonstram os impactes do fenómeno El Niño

O estudo, baseado em mais de 30 anos de observações através de satélite, demonstra um padrão de aceleração no aumento do nível do mar. Desde 1993, o nível médio global do mar aumentou aproximadamente 9,4 centímetros, com uma taxa de aumento acima do dobro, estimada em 0,18 centímetros por ano, em 1993, e nos atuais 0,42 centímetros por ano. O estudo da NASA aponta agora para um aumento de 0,76 centímetros no nível do mar.

Aumento do nível médio das águas do mar, desde 1993. Uma leitura a partir de cinco satélites. Fonte: NASA (2023).

O aumento observado em 2023 foi particularmente pronunciado devido à transição de condições de La Niña para El Niño. Durante um período de La Niña, as temperaturas do oceano são mais frias do que o normal no Oceano Pacífico equatorial, levando a uma diminuição temporária no nível do mar. Por outro lado, durante um El Niño, as temperaturas oceânicas são mais elevadas do que o normal, o que resulta num aumento temporário do nível do mar devido ao aumento da precipitação que normalmente cai sobre a superfície terrestre, mas acaba no oceano.

"Nós estamos a testemunhar uma aceleração nas taxas de aumento do nível do mar, o que nos coloca no caminho para adicionar outros 20 centímetros ao nível médio global do mar até 2050", disse Nadya Vinogradova Shiffer, diretora da equipa de mudanças ao nível do mar da NASA.

Este aumento tem o potencial de dobrar a quantidade de transformação nos próximos três décadas em comparação com os últimos 100 anos, aumentando a frequência e os impactes das inundações a nível internacional.

Enquanto os efeitos de curto prazo, como El Niño, podem influenciar o aumento do nível do mar, a tendência de longo prazo é atribuída ao aquecimento global causado pelo aumento da concentração de Gases com Efeito de Estufa (GEE) na atmosfera terrestre.

"Bases de dados de longo prazo, como este registo de 30 anos através de satélite, permitem-nos diferenciar entre os efeitos de curto prazo ao nível do mar, como o El Niño, e as tendências que nos permitem saber para onde o nível do mar se está a direcionar", explicou Ben Hamlington, líder da equipa de mudanças do nível do mar da NASA.

Cooperação internacional, observações e expedições científicas explicam o aumento do nível médio das águas do mar

Estas observações de várias décadas não seriam possíveis sem a cooperação internacional de modo contínuo, bem como inovações científicas e técnicas por parte da NASA e de outras agências espaciais. Instrumentos como altímetros por radares têm desempenhado um papel crucial na produção de medições cada vez mais precisas do nível do mar.

Além disso, os investigadores periodicamente verificam estas medições do nível do mar em relação a dados de outras fontes, incluindo marégrafos e medições de satélite de fatores como vapor de água atmosférico e campo gravitacional da Terra, que podem afetar a precisão das medições do nível do mar.

Ao combinar dados de altimetria espacial dos oceanos com mais de um Século de observações de fontes baseadas no terreno, como marégrafos, os investigadores podem entender melhor como a altura da superfície do mar está a mudar à escala global. Estas informações são cruciformes para entender por que e como os mares estão a aumentar, especialmente quando combinadas com outros dados, incluindo a temperatura do oceano, a perda de gelo e os movimentos terrestres.

Referência da notícia:

NASA (2023). NASA Analysis Sees Spike in 2023 Global Sea Level Due to El Niño.https://www.nasa.gov/earth/oceans/nasa-analysis-sees-spike-in-2023-global-sea-level-due-to-el-nino/ (consultado em 08/04/2024).