Aumento da temperatura no Mediterrâneo: quase 30°C no mar Tirreno, como nas Caraíbas

A temperatura do Mediterrâneo voltou a ser notícia este verão e as previsões indicaram que este iria aquecer rapidamente aquando a onda de calor da semana passada. Esta provocou temperaturas semelhantes às das Caraíbas, em pleno Mar Tirreno.

mar quente
As temperaturas no Mediterrâneo estão a subir rapidamente: na passada terça-feira, as temperaturas atingiram os 30 °C no Mar Tirreno.

Passamos por um grande episódio de calor intenso no Mediterrâneo. Temperaturas muito elevadas afetaram a parte central do Mediterrâneo nos últimos dias, trazendo a primeira grande vaga de calor do verão para Itália.

O promontório anticiclónico vindo do Norte de África trouxe temperaturas elevadas, inicialmente sobre a Sardenha e depois sobre o resto da Itália, mesmo a grandes altitudes: as máximas foram bem acima dos 20 °C mesmo a 1500 metros acima do nível do mar, como se pode observar nos modelos meteorológicos animados que apresentamos abaixo, que mostram a temperatura esperada a 850 hPa.

As temperaturas ultrapassaram o limiar dos 40 °C em algumas áreas de Itália. Esta intrusão de ar quente, que também se caracterizou por ventos geralmente fracos, favoreceu um aquecimento significativo das águas superficiais do Mar Mediterrâneo, cujas temperaturas, como aconteceu no ano passado, voltaram a ser notícia.

Mar Mediterrâneo extremamente quente no início deste mês de julho de 2023

De acordo com as previsões do nosso modelo ECMWF, o modelo meteorológico de referência da Meteored, a temperatura da água à superfície do mar registou um aumento progressivo e rápido nos últimos dias. Assim, foi atingida uma temperatura da água à superfície de cerca de 30 °C no mar Tirreno, ao largo da costa da Calábria e da Sicília, na terça-feira, 11 de julho.

Foi atingida uma temperatura da água à superfície de cerca de 30 °C no mar Tirreno, ao largo da costa da Calábria e da Sicília, na terça-feira, 11 de julho.

As temperaturas da água do mar à superfície atingiram também valores muito elevados ao largo da costa de Espanha, na zona das Ilhas Baleares, da Comunidade Valenciana e da Região de Múrcia.

Estes valores, praticamente iguais aos registados nesta altura no Mar das Caraíbas, onde a temperatura à superfície ronda os 29-30ºC, eram atingidos até há poucos anos no final do verão no Mediterrâneo, mas nos últimos anos tem-se verificado um aumento destes picos de calor na bacia, o que confirma o processo de tropicalização em curso no Mare Nostrum.

Infelizmente, estas ondas de calor marinhas têm consequências catastróficas nos ecossistemas marinhos, levando ao desaparecimento de espécies nativas. Além disso, o forte aquecimento das águas superficiais aumenta a frequência das noites tropicais, ou seja, aquelas noites em que a temperatura nunca desce abaixo dos 20 °C.