As Lionesses de Inglaterra usam uns óculos especiais para vencer o jet lag: serão eficazes?

As Lionesses de Inglaterra foram fotografadas a usar óculos especiais durante o voo para a Austrália para o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino em Sydney. Veja o que um especialista do sono disse sobre este dispositivo.

imagem ilustrativa
A empresa Propeaq criou uns óculos que, à priori, deverão ajudar a conter os efeitos negativos do jet lag.

Para evitar que fiquem exaustas de sono, Keira Walsh, Ellie Roebuck e Georgia Stanway foram vistas a usar óculos de sol com cronómetro. As Lionesses tweetaram que estavam a tentar o seu melhor para evitar o jet lag, por isso era "tempo para os óculos chrono".

De acordo com o site Better Health, o jet lag é um tipo de fadiga que resulta de viagens em diferentes fusos horários. O corpo precisa de alguns dias ou mesmo semanas para se adaptar ao novo fuso horário.

Os óculos de £255 (cerca de 300€) foram criados pela empresa holandesa Propeaq, que afirma que estes ajudam a manter o estado de alerta mental e físico quando necessário.

Solução à vista para o cansaço?

A Propeaq afirma que a fadiga, a sonolência e a desatenção prejudicam o desempenho em viagens de negócios e arruínam as férias. Ao alterar o relógio biológico na altura certa, o corpo pode preparar-se para o outro fuso horário. A empresa acrescenta que, ao fazê-lo, pode também evitar a terrível sensação de chumbo nos sapatos e o terrível aparecimento de bolsas debaixo dos olhos.

Os óculos têm como objetivo reduzir o jet lag através da utilização de lentes intercambiáveis com filtros azuis e vermelhos. A Propeaq afirma que a terapia de luz é a solução e que os seus óculos são "o único sistema portátil para uma terapia de luz ótima".

Estes óculos criados pela empresa Propeaq facilitam a habituação do nosso corpo a diferentes rotinas de horários.

De acordo com a Propeaq, o corpo recebe energia quando os olhos são expostos à luz azul adequada, a terapia da luz é o remédio para este problema - usar constantemente óculos de sol que bloqueiam a luz azul e minam a sua energia.

Ao permitir que os óculos azuis forneçam a quantidade adequada de luz solar, os óculos de luz Propeaq ajudam a restabelecer o equilíbrio. Na ausência de luz solar, o corpo recebe energia adicional dos LEDs ativos dos óculos. Estes fornecem ao organismo uma energia suplementar quando não há sol.

Os óculos Chrono com luz azul são eficazes?

Embora esta ideia não seja nova, é apoiada por princípios científicos, de acordo com o especialista independente em sono Dr. Neil Stanley. Ele acrescentou que a luz azul sinaliza o dia devido à cor do céu.

Quando não há luz azul presente, como por volta do pôr do sol, que é tipicamente vermelho ou cor-de-rosa, sabemos que é hora de ir para a cama. Portanto, é altura de descansar. Os utilizadores são aconselhados pela Propeaq a emparelhar os seus óculos especiais com a sua aplicação.

A aplicação aconselha os clientes a alterar a cor das lentes, introduzindo os horários dos voos e a informação do fuso horário. Apesar destas afirmações, a eficácia dos óculos filtrados é há muito objeto de debate entre os especialistas do sono.

Os óculos de luz azul, segundo o Dr. Stanley, são uma "perda de tempo", a menos que sejam usados em circunstâncias bem reguladas. Não é inesperado que os desportistas usem este tipo de óculos.

A força da luz solar é um milhão de vezes maior do que a desses óculos. Stanley concluiu que é apenas uma perda de tempo, a não ser que os viajantes utilizem constantemente os óculos. O especialista sugere aos viajantes que se mantenham acordados quando está claro e que durmam quando está escuro no país de destino.

Aconselhou também a ingestão de alimentos nas novas horas corretas. Stanley acrescentou que enviar os atletas com duas semanas de antecedência antes da competição também foi uma grande ajuda.