As imagens dos efeitos devastadores das tempestades Elsa e Fabien

Nestes últimos dias, Portugal e Espanha foram afetados por duas tempestades, a Elsa e o Fabien. Estas trouxeram muita chuva e vento que fez com que muitos rios transbordassem. Veja aqui as imagens!

Estas duas tempestades têm originado uma série de estragos ao longo de toda a Península Ibérica, como é possível ver no vídeo acima. As margens dos rios ficaram totalmente alagadas, as estações submersas, levando ao corte de algumas destas, sendo que até a CP (Comboios de Portugal) viu-se obrigada a cancelar todas as ligações de Intercidades e Alfa Pendular, e o trânsito em alguns locais como a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, esteve interdito à passagem. Foram contabilizadas pelo menos 6000 ocorrências em Portugal continental. Muitas delas estão relacionadas com a queda de árvores devido aos ventos fortes.

As autoridades competentes estão preocupadas com as bacias hidrográficas do Tâmega, Mondego, Águeda, Douro e Lima devido à subida do nível da água. Muitos afluentes destes rios e algumas ribeiras estão a inundar as áreas circundantes, tal como o Rio Ferreira (afluente do rio Douro) e a ribeira de Couros (Guimarães).

As previsões apontam para que a tempestade Fabien se mantenha até às 06h da manhã de 23 de dezembro, especialmente no que toca à forte agitação marítima.