Arequipa, Peru: chuva forte provoca inundações catastróficas e duas mortes

Devido à chuva forte, várias ruas de Arequipa, sul do Peru, transformaram-se em autênticos rios, inundando casas e espaços públicos. Este evento meteorológico provocou, nas últimas horas, a morte de duas pessoas.
A chuva forte cidade e região de Arequipa (sul do Peru) fez com que os leitos de torrente se tornassem ativos e transbordassem, gerando inundações, interrupções no trânsito e danos materiais em diferentes partes da cidade. Segundo informações do meio de comunicação Exitosa Arequipa, duas pessoas morreram em consequência disto, uma no distrito de Caima e outra no de Uchumayo.
População em risco, estradas bloqueadas e inundações em várias zonas na passada quinta, 19 de fevereiro
Por volta das 15:00 (hora local) de quinta-feira (19) a chuva começou a cair com grande intensidade, por vezes sob a forma de granizo e acompanhada de trovoada.
Toda esta combinação provocou a ocorrência de enxurradas que atingiram a Cidade Branca (Arequipa também é assim conhecida devido à arquitetura construída com pedra vulcânica branca - o chamado sillar de Arequipa). Em vários bairros foram registados colapsos de tubos de drenagem, inundações de casas e cortes de energia, situações que estão a ser resolvidas pelas autoridades locais.
Um dos locais mais afetados foi diante da Universidade Continental, onde o leito de torrente na Avenida Los Incas transbordou, com os trabalhadores e estudantes a terem de esperar algumas horas para que o caudal diminuísse, de modo a não colocarem as suas vidas em risco. Dois carros ficaram retidos nesta zona devido à grande quantidade de lama e pedras arrastadas pela corrente.
Outro dos locais onde a situação esteve mais crítica foi o Terminal Terrestre de Arequipa, que ficou inundado pelo transbordamento do leito de torrente, o que obrigou à suspensão temporária das atividades.
A tempestade não afetou somente a capital regional de Arequipa. Nas províncias de Castilla, Condesuyos e La Unión, a precipitação forte também atingiu as infraestruturas rodoviárias e as zonas agrícolas. Perante esta situação, o Serviço Meteorológico e Hidrológico Nacional do Peru emitiu um novo aviso meteorológico para a ocorrência de chuva moderada a forte nos vales interandinos e costeiros que durará até sábado, 21 de fevereiro.
O que são leitos de torrente ou de enxurrada?
As chamadas torrenteras são comuns em áreas andinas, como em Arequipa, Peru, onde a ocorrência de precipitação intensa transforma canais secos em rios rápidos de lama e pedras.

A partir da análise geológica e geomorfológica, verificou-se que os fluxos de detritos (deslizamentos de terra) e as inundações são frequentes nesta região do Sul do Peru. É importante realçar que as planícies de inundação foram ocupadas com construção urbana nos últimos anos, sem um controlo adequado das inundações ou dos deslizamentos de terras, tal como refere a Dirección de Geología Ambiental y Riesgo Geológico del INGEMMET.
Referências da notícia
¡Inundaciones en Arequipa! Dos muertos deja desborde de torrenteras tras intensas lluvias. Redacción Trome. Trome. 19 de fevereiro 2026.
Lluvia torrencial provoca huaicos e inundaciones en diferentes puntos de Arequipa: se reporta un fallecido (VIDEOS). Jhosselyn Molero. Peru21. 19 de fevereiro 2026.
Peligros por huaicos en la ciudad de Arequipa. Marco Rivera, Manuel Vilchez, Jessica Vela. Dirección de Geología Ambiental y Riesgo Geológico del INGEMMET.
Arequipa en emergencia EN VIVO: granizada, truenos y lluvias intensas golpean a la Ciudad Blanca. Jazmine Angulo. Infobae. 20 de fevereiro 2026.