tempo.pt

A praia mais escondida do planeta fica no México: a sua origem é misteriosa

No Parque Nacional das Ilhas Marietas (México) existe uma surpreendente praia que só se pode ver do ar. Como é que este lugar espantoso se formou? Como se chega até lá? Explicamos aqui.

O Parque Nacional das Ilhas Marietas (no estado mexicano de Nayarit) é um lugar mágico composto por um pequeno arquipélago de ilhas vulcânicas desabitadas com mais de 60.000 anos, cujo valor natural está relacionado com a sua fauna e flora marinhas. Por esta razão, foram também declaradas Reserva da Biosfera pela UNESCO e Área Natural Protegida.

Na Isla Redonda, uma das duas ilhas principais das Marietas, encontra-se a espantosa "Playa Escondida" ou "Playa del Amor", uma praia que só pode ser facilmente avistada do ar através de uma cratera. Do mar é praticamente impercetível, e existe apenas um pequeno túnel através do qual se pode entrar quando a maré está baixa.

A praia só é visível do ar através de uma cratera, sendo impercetível do mar. A sua origem ainda hoje é um mistério.

São várias as teorias que tentam explicar a formação desta maravilha. A mais difundida afirma que é o resultado de testes militares realizados durante a primeira metade do século XX, outras defendem que são processos erosivos naturais, e que a praia se formou pelo colapso do telhado de uma caverna.

Desconhecida até há muito poucos anos atrás, a "Playa Escondida" tornou-se muito famosa com o passar do tempo graças às redes sociais. Isto levou à sua massificação, causando graves danos no delicado ecossistema em que se encontra. Atualmente, para visitar as Ilhas Marietas, é necessário contratar os serviços de certas empresas turísticas que possuem uma licença especial para operar na zona.

O acesso é restrito a 116 pessoas por dia de quarta-feira a domingo, e para lá chegar deve ser usado um colete salva-vidas, uma pulseira especial e saber nadar sem barbatanas para evitar danificar o coral. Além disso, só se pode ficar na praia durante 20-30 minutos. Do exterior é preciso saltar de um barco e nadar através de um incrível túnel de rocha vulcânica, pelo qual também se pode percorrer com paddle board ou caiaque. Estas medidas protegem as espécies que habitam o local e preservam a sua beleza natural.

O acesso às Marietas pode ser feito de Puerto Vallarta, Nuevo Vallarta, Bucerías, Punta de Mita ou La Cruz de Huanacaxtle. Mas a maioria dos viajantes escolhem Puerto Vallarta como ponto de partida. Na época alta, é necessário reservar com muita antecedência.

Embora a "Playa Escondida" ou "Playa del Amor" seja a atracção mais conhecida, as Ilhas Marietas são um paraíso para os amantes do snorkelling, uma vez que são um refúgio para um grande número de espécies submarinas. Em terra também há lugares surpreendentes: arcos, grutas, sifões... Sem dúvida, um destino ideal para os amantes da natureza.