
O mês de julho, apesar de se apresentar quente e seco, por todo o território, tem tido algumas instabilidades, como episódios de chuva ou granizo e trovoada. Desta vez, aconteceu no sul do país. Veja as imagens abaixo!
O mês de julho, apesar de se apresentar quente e seco, por todo o território, tem tido algumas instabilidades, como episódios de chuva ou granizo e trovoada. Desta vez, aconteceu no sul do país. Veja as imagens abaixo!
De acordo com as novas previsões climáticas é provável que a temperatura média global, nos próximos 5 anos, seja pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais (definidos como a média de 1850-1900). Saiba mais aqui, connosco!
Uma antiga região vulcânica europeia pode representar um grande risco vulcânico e sísmico, a longo prazo, para o noroeste da Europa, afirmam geofísicos num estudo do Geophysical Journal International. Descubra mais aqui!
No Pacífico Sudoeste, a manhã desta sexta-feira ficou marcada por um evento sísmico relevante que, para além do potencial destrutivo, levou as autoridades locais a emitirem um alerta de tsunami. Fique a saber tudo connosco!
A quantidade atual de dióxido de carbono (CO2), na atmosfera da Terra, está a aproximar-se de um nível semelhante de há 15 milhões de anos, de acordo com os autores de um estudo. Saiba mais aqui!
O aquecimento global não afeta todas as áreas da Terra por igual. Há regiões que se destacam por causa do calor preocupante, como a observada no Ártico, e outras por causa do frio anómalo, como uma que foi observada no Atlântico Norte. De onde veio esta 'bolha'?
A adversidade meteorológica não tem dado tréguas ao nordeste do país. À semelhança do que aconteceu há uns dias, o sol voltou a esconder-se e deu-se a ocorrência de chuva e trovoada. Veja as imagens aqui!
Um novo estudo da Universidade de Leeds, em Inglaterra, e da Califórnia, em San Diego, revela que as mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer 10 vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Contamos-lhe mais aqui!
O verão chegou quente e soalheiro, contudo, o tempo adverso voltou e afetou, mais uma vez, o nordeste do país. Desta vez com elevada ocorrência de granizo e trovoada! Veja aqui as imagens.
O mês de junho de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, em relação à temperatura do ar como um mês normal e em relação à precipitação como um mês muito seco.
Foi registado fenómeno único naquela cordilheira: um dos muito glaciares do Alpes adquiriu uma tonalidade cor-de-rosa. Este fenómeno está a merecer toda a atenção da comunidade científica. Fique a saber tudo, connosco!
Devido ao aumento das ameaças impostas pela sobreexploração de recursos marinhos, poluição e alterações climáticas, são necessárias ações urgentes para que os mares da Europa voltem às suas melhores condições. Saiba mais aqui!