
Neste mês de outubro vamos poder contemplar mais fenómenos astronómicos: as chuvas de meteoros Dracónidas e Oriónidas que vão iluminar o céu noturno do décimo mês do ano. Não perca este espetáculo de luzes!
Neste mês de outubro vamos poder contemplar mais fenómenos astronómicos: as chuvas de meteoros Dracónidas e Oriónidas que vão iluminar o céu noturno do décimo mês do ano. Não perca este espetáculo de luzes!
As previsões meteorológicas continuam a ser um grande desafio para os meteorologistas, mas o grau de incerteza das mesmas tem diminuído ao longo dos tempos. O que poderá acontecer num futuro próximo? Saiba mais aqui!
Apesar de alguns locais estarem a ser fustigados pelas alterações climáticas há já algum tempo, existem regiões do planeta que continuam intocadas por milhões de anos como a Antártida e o Ártico. Estas regiões são o barómetro para medir a gravidade das alterações climáticas. Saiba tudo aqui!
A depressão Alex entrou ontem à noite pelo noroeste de França, após um processo de ciclogénese explosiva. Trouxe ventos com força de furacão, com rajadas de mais de 150 quilómetros por hora, que causaram numerosos danos e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.
A última vez que as areias do deserto floresceram foi em 2017. E embora desta vez a precipitação tenha sido menor, o espetáculo natural é impressionante. Por isso, é nosso dever zelar por ela.
O grupo de pessoas que pertence a 1% dos mais ricos do mundo foi responsável pela emissão de mais do dobro de dióxido de carbono do que a metade mais pobre, entre 1990 e 2015. O 'orçamento do carbono' está a esgotar-se. Saiba mais aqui!
À medida que as manchas solares e erupções - sinais de um novo ciclo solar -, borbulham na superfície do Sol, os cientistas questionam-se como será o próximo ciclo. Existem duas respostas, saiba quais, aqui!
Os incêndios florestais são um flagelo que têm afetado cada vez mais regiões do globo, não só em número de ocorrências como também em extensão de área ardida.
O registo da temperatura mais de sempre acaba de ser atualizado pelos investigadores da Organização Meteorológica Mundial. Teve origem numa estação meteorológica automática na Gronelândia a meio de um inverno, há quase 30 anos. Saiba mais aqui!
A transportadora aérea Qantas lançou uma iniciativa inovadora para sobrevoar os pontos turísticos mais importantes do país num voo de 7 horas. Os bilhetes esgotaram-se em apenas 10 minutos.
Celebra-se hoje o equinócio de outono no hemisfério Norte, um momento de viragem na estação do ano. Saiba connosco porque é um momento especial e todas as particularidades deste evento.
Um grande pedaço de gelo separou-se da maior plataforma de gelo remanescente do Ártico - 79N, ou Nioghalvfjerdsfjorden - no nordeste da Gronelândia. Saiba tudo aqui!