2 litros de água por dia: cuidado com as ideias preconcebidas!

A quantidade de água que um ser humano deve beber todos os dias é difícil de medir. É realista o consumo frequentemente recomendado de 1,5 a 2 litros de água? Tudo depende da idade, do sexo, da atividade física e do clima, mas esta gama parece geralmente um pouco elevada...

Copo para garrafas de água potável
Um consumo de dois litros de água por dia raramente corresponde às nossas necessidades reais: estas parecem ser muito inferiores e dependem do sexo, idade, atividade física e clima.

É frequentemente um quebra-cabeças: quanta água devemos beber todos os dias para cobrir as nossas necessidades e não nos colocarmos em perigo? A ideia mais comum é que precisamos de beber entre 1,5 e 2 litros de água todos os dias para evitar a desidratação e para manter o nosso corpo a funcionar corretamente.

Contudo, um recente estudo científico escocês contradiz isto: as quantidades necessárias aos nossos corpos são de facto muito inferiores, mas não necessariamente para todos! Aqui está uma revisão detalhada...

A "renovação da água"

Como sabemos, sem água, os humanos só podem sobreviver durante alguns dias, cerca de 3. Numa base diária, a quantidade exata de que realmente precisamos é difícil de medir. Contudo, um estudo da Universidade de Aberdeen na Escócia, publicado a 25 de novembro na revista Science, mostra que o consumo de água recomendado de 8 copos por dia, ou cerca de 2 litros, raramente corresponde às nossas necessidades reais, e é muitas vezes demasiado elevado.

Os cientistas do estudo, para provar o seu ponto de vista, trabalharam com colegas de todo o mundo para medir a "renovação da água". Para tal, mobilizaram 5604 homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 8 dias e os 96 anos, de 23 países diferentes. A técnica foi a seguinte: foi pedido às pessoas que bebessem um copo de água no qual algumas das moléculas de hidrogénio foram substituídas por um isótopo estável de hidrogénio chamado deutério, que ocorre naturalmente no nosso corpo e é inofensivo.

É a taxa de eliminação do deutério adicionado ao copo de água que indica então o ritmo a que a água está a ser renovada no nosso corpo. Esta "renovação da água" é maior no ar quente e húmido, em altitudes elevadas, e em atletas e mulheres grávidas e lactantes. Com base nestes resultados, foi determinado um nível médio de ingestão de água por dia.

1,5 a 1,8 litros por dia, uma média a ser posta em perspetiva

As despesas energéticas são o fator mais importante para a renovação da água no nosso corpo. A idade e o sexo também desempenham um papel: os homens de 20 a 35 anos eliminam uma média de 4,2 litros de água por dia, em comparação com 3,3 litros por dia para as mulheres de 20 a 40 anos. Aos 90 anos de idade, tanto homens como mulheres eliminam apenas 2,5 litros de água por dia. Além disso, esta renovação da água é mais importante nos países em desenvolvimento, porque nos países desenvolvidos, o ar condicionado e o aquecimento protegem as pessoas da exposição a ar demasiado quente ou demasiado húmido, o que aumenta a necessidade de água.

"A renovação da água não é igual às necessidades de água potável", explica o professor John Speakman. 15% do valor da renovação da água representa a troca de águas superficiais (na pele) e água produzida pelo nosso metabolismo. Para uma renovação de 4,2 litros de água por dia, o consumo real de água necessário é de apenas cerca de 3,6 litros por dia. E como a maioria dos alimentos também contém água, uma quantidade significativa de água é fornecida apenas através da alimentação.

No final, para uma pessoa típica na Europa ou nos EUA, mais de metade desses 3,6 litros de água por dia provém de comida, pelo que a quantidade ideal de água necessária para beber é de cerca de 1,5 a 1,8 litros por dia (6 a 7 copos). Para uma mulher na casa dos 20 ou 30 anos, a quantidade ideal de água para beber é de 1,3 a 1,4 litros por dia (6 a 6,5 copos). As pessoas mais velhas necessitarão logicamente de um pouco menos do que estes 1,4 litros, enquanto que em ambientes quentes, ou para desportistas que estejam grávidas ou a amamentar, este valor aumentará.

Isto é uma média, uma vez que o conteúdo de água dos alimentos varia muito, tornando difícil determinar exatamente quanta água potável é necessária. No entanto, este estudo mostra que beber 2 litros de água por dia (cerca de 8 copos) é uma sugestão comum que é demasiado elevada para a maioria das pessoas. Também ajudará a prever a renovação de água no clima mais quente que se aproxima, para que os países possam antecipar as suas necessidades futuras de água.