O impacto de duas depressões, a primeira delas (Babet) esta terça e a segunda (Aline) na quinta, provocará um forte temporal de outono com chuva abundante, vento intenso e forte agitação marítima. Saiba que regiões de Portugal serão mais atingidas.
O impacto de duas depressões, a primeira delas (Babet) esta terça e a segunda (Aline) na quinta, provocará um forte temporal de outono com chuva abundante, vento intenso e forte agitação marítima. Saiba que regiões de Portugal serão mais atingidas.
Para esta semana prevê-se a chegada de duas depressões muito cavadas, a Babet e outra que ainda não recebeu nome. Ambas deixarão chuva abundante e generalizada, vento forte e agitação marítima em Portugal continental. Eis as últimas atualizações do tempo!
Nos próximos dias a chuva cairá de forma generalizada em Portugal continental, após uma primeira quinzena de outubro com tempo estável e calor intenso. Agora um bloqueio escandinavo provocará uma reviravolta na situação meteorológica. Eis a previsão!
Dentro de poucas horas o tempo mudará drasticamente em Portugal continental. Espera-se uma descida das temperaturas e chuva praticamente generalizada. Saiba onde e quando terá de usar guarda-chuva.
Está iminente uma mudança no estado do tempo em Portugal continental. Após várias semanas de calor intenso e estabilidade, vem aí uma frente fria, duas depressões e um rio atmosférico. Que impactos estão previstos para o nosso país?
As depressões e várias frentes que irão chegar a Portugal a partir de sexta 13 vão atravessar latitudes muito baixas e mares imensamente quentes. Não se descarta que algum destes sistemas cá chegue com características subtropicais. Eis o que se vislumbra.
As chuvas torrenciais dos últimos dias, possivelmente combinadas com um evento GLOF, provocaram vários mortos, deslizamentos de terras e danos materiais significativos, destacando-se a destruição da barragem de Chungthang que terá sido “arrastada em 10 minutos”. Eis as imagens.
Dentro de poucos dias um rio atmosférico poderá atingir Portugal continental, produzindo chuva abundante e generalizada nalgumas regiões. Que fenómeno é este? Poderá repetir-se na segunda quinzena de outubro? Contamos-lhe aqui na previsão!
A semana arrancou sem grandes alterações, com temperaturas invulgarmente elevadas de norte a sul de Portugal continental. Contudo, espera-se uma mudança do tempo dentro de poucos dias que resultará numa situação mais concordante com a época do ano. Eis a previsão!
O nosso modelo de referência atualizou ontem as suas previsões de anomalias para o mês de outubro e leva tudo ainda mais ao extremo. Consulte aqui a possível evolução do estado do tempo em Portugal nas próximas semanas.
O resto da semana será de calor invulgarmente intenso para a época em Portugal continental e Madeira. O anticiclone de bloqueio persiste e serve como “escudo” à chegada da chuva. Já nos Açores a “história” será outra. Eis a previsão!
Até ao início da próxima não se perspetivam novidades, pelo que as temperaturas vão manter-se anormalmente elevadas em Portugal continental. Contudo, o possível regresso da chuva já se vislumbra entre os dias 10 e 12 de outubro. Eis a previsão!
Outubro arrancou com calor intenso de norte a sul de Portugal continental e tudo indica que este panorama invulgar irá durar mais alguns dias. No entanto, já se começa a vislumbrar possíveis mudanças a médio prazo. Eis a previsão!
Um estudo recente elucidou a domesticação da cenoura, a história do seu cultivo e a genética dos carotenóides a nível molecular, o que permitiu descobrir a origem das cenouras cor de laranja. O que as tornou assim?
O tempo quente que se está a verificar atualmente em Portugal atingirá o auge este fim de semana, com temperaturas de até 39 ºC nalguns pontos da geografia continental. Irá o calor intenso arrastar-se pela próxima semana? Eis a previsão!
As temperaturas vão continuar a “trepar” em Portugal continental, deixando valores muito invulgares para estas datas. Não se exclui a possibilidade de serem batidos recordes no próximo domingo devido ao calor intenso. Eis a previsão.
Setembro despede-se com temperaturas dignas de verão! Que se prevê para outubro? Virá a tão desejada chuva para mitigar a seca grave que afeta uma grande parte da nossa geografia? Eis a previsão para Portugal, Açores e Madeira.
Um vídeo filmado recentemente mostra Nuuk, capital da Groenlândia, envolta num cenário assustador. Nas imagens observa-se um espesso manto de fumo cinzento a pairar sobre casas e outras infraestruturas, proveniente dos incêndios florestais do Canadá.
O anticiclone de bloqueio trouxe tempo estável e quente a Portugal continental, que durará até início de outubro. O calor intensificará e a possibilidade de serem batidos recordes não está descartada. E para Açores e Madeira, que se prevê?
Nos próximos dias uma massa de ar quente não só “envolverá” Portugal continental, como também intensificar-se-á, deixando valores de temperatura diurnos mais típicos do verão numa parte significativa da nossa geografia. Até quando poderá durar este estado do tempo?