Vem aí a canícula: a época mais quente do ano! O que esperar?

A canícula está quase aí. Depois de uns dias extremamente quentes, com temperaturas bem acima do normal, o que podemos esperar com esta canícula que se avizinha? Saiba aqui!

Julho teve um início atribulado no que toca a temperaturas extremas. Os primeiros avisos foram lançados no dia 8 e, pelo menos até ao dia de hoje estão ativos avisos laranja para todos os distritos do país.

No entanto, aquele que costuma ser o período mais quente do ano ainda não começou, ou está apenas no início.

O que é a canícula e qual a sua duração?

A canícula é a época do ano em que, normalmente, faz mais calor. Apesar de não existirem datas fixas no calendário que marquem o seu início e fim, a canícula costuma ser identificada no período que se estende desde 15 de julho e 15 de agosto. Contudo, isto não significa que antes ou depois não possam surgir ondas de calor com impacto. Como aconteceu em Portugal e outros países europeus, nos últimos dias.

A canícula também pode referir-se a vários dias consecutivos de muito calor, em geral associados à presença de circulações atmosféricas anticiclónicas quase estacionárias, que se geram durante eventos de bloqueio atmosférico, parecido com o que aconteceu e deu lugar a esta onda de calor que levou os termómetros a passar dos 40ºC em vários pontos do país.


Quando isto acontece, a população mais vulnerável deve abrigar-se do calor, procurar a sombra, evitar a exposição solar, hidratar-se bem, para não mencionar o enorme risco dos incêndios florestais, que, neste momento, coloca Portugal em alerta máximo, já com várias ocorrências.

Como estará o tempo nos dias em que a canícula se inicia?

Apesar destes últimos dias terem sido bastante quentes, os dias que marcam o início da canícula serão ligeiramente mais frescos, essencialmente na região norte do país, onde as máximas deverão andar entre os 22ºC (Viana do Castelo) e os 26ºC (Lisboa), na faixa litoral, a norte do Cabo Carvoeiro. Claramente que poderão haver oscilações, mas, para já, não há indicação nos nossos modelos que as temperaturas sentidas nestes dias se voltem a sentir, pelo menos até dia 27.

Tendo em conta as temperaturas infernais dos últimos dias, é esperado que o início da canícula seja mais ameno, apesar de continuar quente.

Como é habitual, na região Alentejana e Interior, estima-se que as temperaturas possam andar entre os 35ºC e os 40ºC, claro que com oscilações também. Beja e Castelo Branco poderão ser os distritos mais quentes durante a próxima semana, com temperaturas a chegar aos 40ºC, mas esta previsão está em constante atualização.

Como já tinha sido referido aqui, julho poderá ser ligeiramente mais quente em algumas regiões do Interior e tão seco como o habitual.

Já Agosto deverá ser entre 0,5ºC a 1,5ºC mais quente, na regiões de Trás-os-Montes, Beira Alta e Beira Baixa, face às normais climatológicas, em que Agosto tem uma temperatura média de 22ºC, e entre 0,5ºC a 1,5ºC mais frio na costa a sul do Cabo da Roca, até à costa Algarvia.