Terça-feira chuvosa em Portugal, voltará o Sol na Quinta-feira Santa?

A depressão Evelyn e uma frente condicionarão o tempo durante a primeira metade da Semana da Páscoa, deixando aguaceiros e trovoadas que poderão ser localmente fortes. Mas, mais tarde, haverá nova “revolução” na meteorologia. O que irá acontecer? Confira a previsão!

tempo; Portugal; meteorologia; páscoa
A semana da Páscoa iniciou chuvosa e instável em Portugal continental. Contudo, a partir da Quinta-feira Santa o anticiclone começará a ganhar terreno.

Na Semana Santa o tempo costuma ser notícia e desta vez tampouco haverá exceção. Desde o início da primavera climatológica (1 de março) que houve “desfiles” de temporais de chuva, intrusões de poeiras do Saara e massas de ar de carácter muito diferente, sintomas do dinamismo típico da atmosfera nesta estação do ano.

Depressão Evelyn condiciona o tempo no arranque da Semana da Páscoa

Desde a meia-noite desta segunda-feira que uma frente fria muito ativa, associada à Depressão Evelyn, afetou todo o país, deixando chuva, por vezes forte e persistente, sobretudo até ao meio-dia. Avançou rapidamente pelo país, de oeste para leste e de norte para sul, entretanto, a precipitação passou a regime de aguaceiros, intercalando com períodos nublados e boas abertas. O vento, bastante ameno, foi soprando moderado a forte de Sudoeste, tanto na faixa costeira ocidental como nas terras altas.

amanhã, terça-feira dia 12, ainda por causa de uma nova e pequena frente associada à Depressão Evelyn, a dose de instabilidade irá repetir-se, embora de uma forma muito menos intensa. Os aguaceiros serão, em geral, fracos e intermitentes, distribuindo-se irregularmente pelo território de Portugal continental. Após a passagem da frente, chegará o ar frio que fará baixar as temperaturas na terça-feira, algo que será mais notório no interior do país, onde as máximas oscilarão, em geral, entre os 10 ºC e os 15 ºC.

Na quarta-feira a Depressão Evelyn já terá passado à história, mas há um risco, ainda que bastante reduzido, de queda de chuviscos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em cidades como o Porto, Aveiro ou Viana do Castelo. As temperaturas irão, nesse dia, voltar a subir, sobretudo as máximas. A partir da Quinta-Feira Santa, o tempo “promete uma revolução”, meteorologicamente falando. Porquê?

Sol e muito calor da Quinta-feira Santa em diante

Quinta-feira Santa, dia 14, será uma jornada estável e calma de norte a sul do país. Poderá predominar alguma nebulosidade, por vezes densa, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e a oeste da Barreira de Condensação, mas, no resto do país prevê-se períodos de céu nublado ou céu limpo, com as temperaturas claramente em crescendo. As máximas previstas para este dia serão muito agradáveis, termicamente falando. Espera-se 18 ºC de máxima no Porto, 22 ºC em Lisboa e 23 ºC em Faro e o vento soprará fraco de Noroeste.

Se estiver de férias pode claramente considerar ir à praia, dado que as condições meteorológicas serão as ideais para tal entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. De facto, com o anticiclone cada vez mais firme, dia após dia, o tempo estará muito estável no país inteiro, com bons períodos de sol e algumas nuvens. Na sexta-feira, aliás, espera-se um novo aumento das temperaturas, com valores diurnos a exceder os 20 ºC em praticamente todo o Continente.

De acordo com o nosso modelo de confiança – o ECMWF - o fim de semana continuará com um panorama meteorológico estável de norte a sul de Portugal continental, e os termómetros vão disparar, “revolucionando” o estado do tempo, com o regresso triunfante do Sol e calor a fazer lembrar o verão! Espera-se céu limpo e poucas nuvens no próximo sábado, aliado a uma nova subida das temperaturas. Muitas cidades registarão valores térmicos mais próprios do verão durante as horas centrais do dia.

No Domingo de Páscoa o cenário será muito semelhante, e, de novo, deverá ocorrer outra subida das temperaturas. Em muitas cidades portuguesas, tais como Coimbra, Leiria, Santarém, Évora e Beja, prevê-se que os termómetros assinalem máximas iguais ou ligeiramente inferiores aos 30 ºC!

E nos Açores e na Madeira?

Açores e Madeira terão uma situação meteorológica distinta. Ambos os arquipélagos deverão registar temperaturas amenas ao longo da Semana Santa, mas, enquanto que nos Açores espera-se um tempo mais nublado, com vento moderado a forte, e alguns aguaceiros, na Madeira a situação estará mais estável com períodos nublados e boas abertas.