Tempo primaveril esta semana: variável e com chuva à vista

A semana vai registar algumas mudanças e variações significativas entre regiões, passando da estabilidade e do céu limpo ou pouco nublado, para períodos de maior nebulosidade e alguma precipitação, sobretudo nos últimos dias. Confira a previsão!

aguaceiros convectivos; chuva; trovoada; primavera
Da estabilidade à instabilidade: os aguaceiros convectivos, típicos da primavera, poderão voltar a aparecer no final da semana devido à possível chegada de uma depressão oriunda do Atlântico.

Durante as últimas horas as condições do estado do tempo sofreram uma notória evolução rumo à estabilidade, tendo desaparecido os aguaceiros que ainda no último sábado surgiram na metade austral do país, predominando agora o céu limpo ou pouco nublado, com clara ascensão das temperaturas diurnas. Estima-se que estas condições meteorológicas se mantenham ao longo destes primeiros dias da semana, embora com alguns aspetos que é importante realçar: uma massa de ar frio ‘tocará ao de leve’ a Península Ibérica pelo Norte, e por outro lado, uma pequena depressão em altitude poderá vir a alterar significativamente o final da semana.

O maior destaque a curto prazo, será a nebulosidade que irá crescendo em pontos das regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e península de Setúbal. Na região Norte, ainda durante o dia de terça-feira, as nuvens vão começar a ganhar terreno, esperando-se períodos de céu pouco nublado ou limpo. Na quarta-feira prevê-se um cenário semelhante, com períodos de céu muito nublado primeiramente mais repartidos pela região Centro, e na segunda metade do dia, mais concentrados nos territórios a norte do rio Tejo, onde imperará o vento de quadrante Norte.

Para o dia de amanhã, terça-feira (6), as temperaturas diurnas registarão uma descida significativa no litoral Norte e Centro, enquanto que em pontos do interior destas regiões e em toda a região Sul, os termómetros vão manter ou até registar uma pequena subida da temperatura máxima. No entanto, este arrefecimento do tempo só se verificará somente em alguns dos distritos com linha de costa, tais como o de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. As temperaturas noturnas vão continuar frescas, sobretudo nas terras altas do interior, sistemas montanhosos e vales propícios ao desenvolvimento de inversões térmicas noturnas.

Outro elemento de destaque nestes primeiros dias será o vento, embora em áreas muito específicas: hoje e amanhã, de fraca intensidade, predominarão as nortadas, e na quarta-feira, o vento soprará moderado a forte de Leste no litoral da região Norte, especialmente no Minho e Douro Litoral, de Norte ou Nordeste no interior transmontano e de Nordeste em grande parte da Beira Alta e da Beira Baixa.

Incerteza para o final da semana

A partir de quinta-feira, a incerteza aumenta e possivelmente a instabilidade em grande parte do território também. Um pequeno centro de baixas pressões vai aproximar-se de Portugal continental desde o oeste, a partir do Atlântico, associado a depressão em altitude com algum cavamento. Caso esta situação se desenvolva, é provável que a nebulosidade registe um incremento em vários pontos do país, com possíveis aguaceiros e trovoadas de distribuição irregular que deverão afetar, sobretudo, a metade oriental do país, em pontos como o Alentejo, a Beira, ou mais a norte, em Bragança. Porém, não se descarta a ocorrência deste tipo de situação também noutros pontos do resto do país, em particular durante o fim de semana.

Com estas mudanças, as temperaturas vão descer, sendo que o arrefecimento será mais notório durante o fim de semana, especialmente nos valores diurnos e na região Norte, não sendo tão evidentes no resto do país, embora haja muita incerteza neste capítulo.