Tempo este fim de semana traz novo aumento da temperatura

Os dias tem sido preenchidos por sol, calor, algumas nuvens e temperatura superior ao normal para um mês de setembro. No entanto, este fim de semana poderá reservar-nos outra subida significativa da temperatura. Até quando durará este tempo? Saiba mais aqui!

Cabedelo, Douro, Porto, Portugal, praia, mar
A estabilidade meteorológica vai perdurar neste primeiro fim de semana de setembro. Onde vai estar mais calor?

A tónica dominante para o estado do tempo neste início de setembro resume-se essencialmente ao sol, ao calor e ao predomínio das temperaturas entre os 25 ºC e os 35 ºC de máxima em todo o país. Sim, é certo que houve dias nalgumas regiões que tiveram períodos de céu nublado, especialmente durante a manhã, ou ao fim da tarde, mas em geral as jornadas tem sido soalheiras e quentes, apenas aligeiradas pelo vento que insiste em soprar quase sempre do quadrante Norte moderado, por vezes forte.

Nova subida da temperatura avizinha-se

Para o fim de semana prevêem-se mais dois dias de prolongamento deste cenário de estabilidade meteorológica. O forte bloqueio imposto pelo anticiclone dos Açores, conjunto de altas pressões atmosféricas posicionado a oeste de Portugal continental, influencia decisivamente na situação sinótica que estamos a vivenciar.

O seu predomínio de forma tão vincada costuma resultar neste tempo calmo, soalheiro e quente, impedindo a chegada e desenvolvimento de frentes atlânticas que descarreguem precipitação. Isto também porque as ondulações da corrente de jato que provocam alterações no padrão meteorológico estão a desenrolar-se mais a norte e a oriente da nossa latitude neste momento.

De acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, para amanhã, sábado (5), estima-se alguns períodos de céu nublado no litoral a norte do Cabo Raso, sobretudo durante a manhã. Depois, a nebulosidade dissipar-se-á, dando lugar à imposição dos raios solares. O vento vai soprar fraco a moderado de Norte ou Noroeste em praticamente toda a nossa geografia, exceto no Nordeste Transmontano e no Algarve, regiões onde soprará de Nordeste e de Sul.

Para o próximo domingo, dia 6, prevê-se subida da temperatura máxima entre 1 ºC a 5 ºC em várias regiões do país, num dia que será de céu limpo de norte a sul do país, sem exceções

A anomalia térmica positiva continua... durante quanto mais tempo?

Por agora, e tendo em conta o cenário previsto para este domingo, os termómetros vão continuar a registar temperaturas superiores ao habitual para esta época do ano em todo o país. No domingo o panorama meteorológico de sol e calor não só se manterá firme, como em vários pontos do país se antecipa uma subida da temperatura máxima entre 1 ºC a 5 ºC. Teremos um dia de céu limpo de norte a sul do país, sem exceções.

Para as cidades-capital dos distritos do Porto, de Aveiro e de Coimbra esse aumento será mais notório, prevendo-se temperatura máxima de 30 ºC, 28 ºC e 36 ºC, respetivamente. No entanto, na metade austral do país, considerando a geografia que se estende desde Lisboa e Vale do Tejo para sul, a temperatura não irá registar grandes oscilações e inclusive, descerá 1 ºC como em Lisboa (31 ºC) e Faro (28 ºC).

Neste próximo dia 6 também teremos outra novidade: o vento mudará de rumo, passando a soprar desde o quadrante Leste ou Nordeste na metade setentrional do país (região Norte e parte da região Centro) e de sudoeste ou oeste na metade austral (interior Centro e Região Sul). Em tempos de pandemia, já sabe, usufrua do sol e do calor, acompanhe-se das nossas previsões meteorológicas e para onde quer que vá passear, não esqueça a máscara e o protetor solar.