Tempo esta semana: ventania, calor e chuviscos

Esta semana em Portugal será marcada por ventanias frequentes e vindas de norte. As temperaturas sobem ligeiramente, mas antecipa-se o regresso da chuva. Para quando? Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 10 Jun. 2019 - 18:10 UTC
Uma semana ventosa em Portugal continental e com aumento gradual das temperaturas. Chuviscos caem na próxima sexta-feira.

Após um fim de semana de tempo estável, caracterizado pelo incremento ligeiro do calor e pela presença sólida de nuvens no firmamento português, especialmente no sábado, o que nos reserva a amosfera esta semana? Na nossa previsão mensal, projetávamos uma segunda semana de junho marcada pela presença de um aumento sustentado das temperaturas, algo que segundo as mais recentes atualizações do modelo Europeu não parece verificar-se com tanta pujança agora, parecendo existir um adiamento dessa condição atmosférica para a próxima semana.

Neste Dia de Portugal (10 de junho), o céu apresentou-se pouco nublado no Norte e no Centro, com algumas nuvens altas a caracterizar a troposfera. No Sul esteve céu limpo. Ao longo do dia, o vento tem sido e continuará a ser o protagonista do tempo durante a semana, soprando moderado a forte com rajadas até 60 km/h, predominantemente do quadrante norte. Prevê-se uma tendência gradual da subida da temperatura máxima ao longo dos próximos dias, pelo menos até quarta-feira (12) em praticamente todo o país.

Para amanhã o padrão atmosférico permanecerá praticamente o mesmo, dando continuidade ao tempo relativamente ameno com temperaturas abaixo do normal para a época em relação aos valores médios de temperatura. O vento aumentará sem dúvida de intensidade, destacando-se este elemento da atmosfera como o mais notável ao longo da semana em Portugal continental. Aliás, as rajadas de vento, nortadas genuinamente intensas, poderão mesmo atingir os 70 km/h. Está prevista uma ligeira subida das temperaturas máximas, sobretudo nas terras do interior.

Para quarta-feira a nebulosidade começa a dissipar-se, o termómetro continuará a registar subida das temperaturas e o vento soprará de moderada a forte intensidade, podendo novamente alcançar rajadas na ordem dos 60/65 km/h do quadrante Norte. Neste dia as temperaturas máximas em Portugal continental serão de 17 ºC no Porto, 20 ºC em Viseu, 25 ºC em Castelo Branco e 21 ºC em Lisboa, 27 ºC em Beja e 25 ºC em Faro. Até meados da semana, o sol será presença constante caracterizando um tempo estável, ameno e sem grandes episódios significativos.

As máximas oscilarão entre os 20 e os 27 ºC em toda a extensão do território do continente. O vento assumir-se-á mesmo como o grande protagonista do tempo esta semana. É possível que neste dia se formem as condições favoráveis à ocorrência de trovoada no interior norte Português, em Vila Real e Viseu.

Quinta e sexta-feira: chuviscos a caminho

Quinta-feira será um dia marcado pelo calor e pelo céu praticamente limpo em todo o território. As temperaturas registarão um incremento e o vento continuará a soprar com moderada intensidade. Na sexta-feira o vento gira para o quadrante oeste, diminuindo de intensidade e chegando acompanhado de precipitação muito fraca, que se dispersará em pouca quantidade na região Norte e Centro. Segundo o ECMWF, os distritos mais chuvosos deverão ser Braga, Vila Real e Coimbra.

Posteriormente, como as previsões do tempo a curto prazo resultam pouco fiáveis numa distância temporal tão vulgar de 6/7 dias como é o próximo fim de semana, os mapas do tempo antecipam no momento de fecho desta edição um fim de semana de calor e alguma nebulosidade, em particular o domingo dia 16.

Publicidade