Tempo esta semana: setembro começa muito quente, temperatura até 38 ºC

Setembro inicia como agosto terminou. Muito quente, com céu limpo e estabilidade atmosférica. Saiba quando e onde fará mais calor esta semana. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 02 Set. 2019 - 16:14 UTC


Prevê-se uma semana muito quente e seca, com céu limpo a predominar em todo o país. No Alentejo é onde fará mais calor.

Setembro inicia muito quente, com temperaturas elevadas a fazerem-se sentir de norte a sul do país, destacando-se as áreas do interior e também o distrito do Porto que finalmente superou os 30 ºC este verão. Com base na leitura sinótica fornecida pelo modelo ECMWF, o potente centro de altas pressões (anticiclone) posicionado a oeste do nosso país está de momento a contribuir para o panorama meteorológico estável, seco e quente que estamos a sentir e que se irá arrastar até pelo menos à próxima quinta-feira. A temperatura máxima deverá atingir os 38 ºC no Baixo Alentejo em várias localidades do distrito de Beja.

Hoje teremos céu limpo de norte a sul do país, com temperaturas altas a notarem-se nos termómetros. O vento soprará fraco, por vezes moderado, do quadrante Este, rodando para noroeste posteriormente, com especial intensidade nas regiões Norte e Centro. Para amanhã pouco ou nada se irá alterar na previsão do tempo, projetando-se céu limpo em todo o país e estabilidade do padrão atmosférico (calor e secura). Vento soprará fraco a moderado de Este, girando por vezes para Noroeste.

Na quarta-feira antecipa-se um panorama meteorológico novamente na mesma toada, com céu limpo, calor e muito sol a predominar durante todo o dia. Será também o dia mais quente da semana em Portugal continental. Os termómetros irão registar temperatura máxima de 27 ºC no Porto, 31 ºC em Bragança, 36 ºC em Castelo Branco, 34 ºC em Lisboa, 38 ºC em Beja e 29 ºC em Faro. Neste dia prevê-se mudanças na direção do vento que será variável ao longo desta semana. A tendência será para aumentar de intensidade, moderado por vezes forte, do quadrante Norte rodando frequentemente para Noroeste.

Na quinta-feira, uma vez mais, o dia será de céu limpo, com pequena descida da temperatura máxima mas com tempo quente e estável a predominar em todas as regiões. Vento continuará a soprar moderado a forte mas agora de Nordeste, com rajadas máximas de 60 km/h, em especial nas terras altas.

Sexta-feira com céu parcialmente nublado e descida da temperatura

Na sexta-feira antecipa-se um dia caracterizado pela nebulosidade alta na metade norte do país, com extensão até centro-este do país (Portalegre). Os restantes territórios, a sul de Portalegre terão céu limpo. Por estar tempo de tendência tropical, há uma remota possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas em certas localidades do centro e sul do país. Tanto a máxima como a mínima vão registar uma descida acentuada dos valores térmicos. Se marcou férias para esta semana, não podia ter tido mais sorte!

Publicidade