Tempo esta semana: regresso da chuva e descida das temperaturas

O tempo estável e soalheiro vai ser interrompido em partes de Portugal continental pelo regresso da chuva. Termómetros vão andar num ‘sobe e desce’ constante e nos arquipélagos poderão surgir tempestades no final da semana. Confira aqui a previsão!

chuva de regresso;
Após uns dias de tempo soalheiro e estável, sistemas frontais vão desenvolver-se na vertente atlântica trazendo chuva a algumas regiões do país.

Nas últimas horas o tempo soalheiro, estável e tranquilo tem estado a mostrar sinais de uma primavera antecipada em todo o país, surgindo apenas alguma nebulosidade alta. No entanto, esta bonança será “sol de pouca dura”, sobretudo no Norte do país, com o iminente regresso da chuva a partir desta terça-feira, num episódio de instabilidade que se prolongará durante alguns dias.

Temperaturas muito variáveis e chuva intensa no Minho

Segundo o nosso modelo de referência, o ECMWF, ao longo dos próximos dias o panorama meteorológico será influenciado por uma corrente de jato ondulada, com temperaturas amenas devido à presença de uma massa de ar subtropical de origem atlântica. Não obstante, assistiremos a um contraste térmico entre os territórios a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que vão registar acentuada descida das máximas e tempo mais fresco, e os territórios a sul desse mesmo sistema montanhoso onde perdurará um ambiente primaveril, seco e, em geral, sem precipitação.

O grande destaque reside na passagem de várias frentes que atingirão uma boa parte da vertente atlântica portuguesa, embora com mais incidência no Minho e Douro Litoral, regiões em que o sistema frontal mais ativo chegará entre quarta e quinta-feira. Poderá chegar acompanhado de trovoada. O interior Norte também não escapará à precipitação que entretanto lá chegará mais enfraquecida. A sul destas regiões, o tempo vai, em princípio, continuar seco e com vários períodos de sol, apenas com possíveis chuviscos e alguma nebulosidade, sem nada de extraordinário.

Em grande parte da região Centro e na região Sul, além da ausência de precipitação, as temperaturas máximas superarão com facilidade os 15 ºC, e em certos pontos do Alentejo, Ribatejo e Algarve os termómetros chegarão mesmo até aos 20 ºC, com o predomínio de nuvens a alta e média altitude. O vento soprará moderado, por vezes forte, de sul ou sudoeste, girando para oeste posteriormente ao longo de toda a semana, exceto em partes do Alentejo e do Algarve. Soprará com mais intensidade nas áreas do litoral Norte, como Viana do Castelo e Braga, especialmente na quinta-feira.

Na quinta-feira (18) para além do incremento da força do vento, assistiremos a uma descida generalizada das temperaturas, confirmando-se uma evidente variabilidade das temperaturas. As máximas nem aos 10 ºC chegarão em cidades como Bragança e Guarda nesse dia. Por outro lado, na sexta-feira o termómetro voltará a registar uma subida generalizada da temperatura.

E nos Arquipélagos?

Mantém-se a toada de tempo instável e extremamente ventoso nos Açores, sobretudo no Grupo Ocidental. Em parte das ilhas açorianas, a chuva abrandará o ritmo já na terça-feira e quarta-feira, aumentando de intensidade no dia seguinte (18) quando regressa para impôr um panorama húmido, nublado e instável. O vento oeste continua predominante e a trazer sistemas frontais ativos até ao arquipélago. Na quinta e na sexta-feira, prevê-se o agravamento do estado do tempo na generalidade das ilhas devido à presença de vento forte, chuva fraca a moderada, por vezes sob a forma de aguaceiros e possivelmente acompanhada de trovoada.

Nas Regiões Autónomas o agravamento do estado do tempo, com chuva, vento forte de sudoeste e trovoada tem uma razoável probabilidade de ocorrer no final da semana.

Já na Madeira, predominará um tempo estável, soalheiro e agradável, com máximas de 20 ºC até sexta-feira, embora exista a possibilidade do surgimento de uma tempestade na ilha à entrada para o fim de semana, com probabilidade de impactar no Funchal e noutras localidades.