Tempo da ponte de maio salpicado de trovoadas. Onde e quando choverá?

Não vai chover ao longo de toda a ponte de maio, nem em todas as regiões. Haverá aguaceiros e trovoadas que poderão atingir regiões muito específicas. Saiba aqui onde e quando aparecerá a chuva em Portugal.

As trovoadas poderão eclodir nalgumas regiões de Portugal continental no sábado, 29 de abril.
As trovoadas poderão eclodir nalgumas regiões de Portugal continental no sábado, 29 de abril.

Esta quinta-feira (27) foi marcada por céu parcialmente nublado em praticamente toda a geografia de Portugal continental. Também se registou nevoeiro matinal nalgumas áreas do Litoral Norte.

Nos últimos dias o estado do tempo no nosso país tem-se mantido persistentemente estável, seco e invulgarmente quente para a época do ano. O vento soprou predominantemente de Noroeste, exibindo-se com particular intensidade em grande parte da faixa costeira ocidental.

E hoje foi, aliás, um dos dias mais quentes da semana! Nalguns locais do Sul do país, como é o caso da localidade alentejana de Castro Verde (distrito de Beja, Baixo Alentejo), o recorde absoluto de temperatura para um mês de abril pode mesmo ter sido alcançado, embora este registo térmico careça ainda de validação oficial por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A temperatura máxima atingiu valores extraordinariamente elevados para estas datas durante o dia, e, de acordo com a previsão projetada pelo nosso modelo de maior confiança (ECMWF), a anomalia térmica traduziu-se em valores entre 12 ºC e 14 ºC acima do normal em grande parte do território continental luso.

Localmente estes valores poderão ainda ter sido maiores (entre 18 ºC e 20 ºC acima da média para a data!, especialmente no Sul do país e em particular no Alentejo e Algarve).

Sexta-feira de transição: calor mantém-se, mas haverá nuvens e possibilidade de chuva isolada

Amanhã (sexta, 28) espera-se um aumento da nebulosidade, em particular a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Também se antecipa a possibilidade de chuva fraca em pontos do Litoral Norte.

Além disto, haverá nuvens em vários dos sistemas montanhosos de Portugal continental, prevendo-se instabilidade atmosférica (sobretudo em redor do Parque Nacional da Peneda-Gerês e montanhas e serras distribuídas pelo Centro, Centro-Norte do país). Não se descarta eventual queda de aguaceiros potencialmente acompanhados de trovoadas dispersas nestas zonas.

Enquanto no Litoral Norte, em cidades como Viana do Castelo e Porto a temperatura máxima baixará, a sul do Tejo a tónica dominante será o calor fora do normal para a altura do ano.

A temperatura máxima continuará acima dos 30 ºC em várias sub-regiões a sul do Tejo, prevendo-se 31 ºC nas capitais distritais de Évora e Beja. Localidades como Mértola ou Castro Verde poderão rondar os 35 ºC. Já o vento manter-se-á dominante de Noroeste.

Ponte de maio com chuva e trovoada

Este sábado (29) o estado do tempo vai alterar-se significativamente em Portugal continental, esperando-se um incremento da instabilidade atmosférica nalgumas regiões do país. Para a primeira metade do dia, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, potencialmente acompanhados de trovoadas isoladas, na faixa territorial a sul do Tejo (acumulação pluviométrica mais provável nos distritos de Setúbal, Portalegre e Évora, mas também a sul destes territórios).

No resto do país espera-se um panorama com céu nublado ou parcialmente nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos. Ainda assim, na segunda metade do dia de sábado (29), a instabilidade atmosférica poderá ter lugar na Região Norte. Inicialmente no Minho, especialmente em redor das suas montanhas, e depois no Nordeste Transmontano, com as nuvens e aguaceiros a avançarem vertiginosamente de oeste para leste.

Para domingo (30) antecipa-se uma situação meteorológica mais calma e menos nublada, com os períodos de sol a aparecerem com mais frequência. Não se descarta a ocorrência de precipitação fraca e irregular nalgumas zonas da nossa geografia. A temperatura terá tendência a subir na maioria das regiões portuguesas, e o vento soprará de Noroeste com alguma intensidade, sobretudo no litoral, embora no interior possa mudar, passando a soprar de Nordeste.

Tempo em Portugal na segunda, 1 de maio e Dia do Trabalhador

Segunda-feira (1) será feriado em Portugal e muita gente vai desfrutar da ponte. Para esse dia prevê-se, de novo, uma subida ligeira da temperatura em boa parte das regiões, com o calor a voltar a imperar - sobretudo a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Em geral o céu estará pouco nublado, podendo em certos períodos do dia limpar. O vento de Noroeste continuará dominante, ainda que por vezes possa assumir direções variáveis. Em suma, para o feriado 1 de maio antecipa-se um tempo estável, maioritariamente soalheiro e seco e quente.