Sem tréguas: temperatura em Portugal excede os 40 ºC nos próximos dias!

Esta semana as temperaturas e os incêndios reduziram de maneira significativa. Contudo, a temperatura irá, ao longo dos próximos dias, subir paulatinamente, até ao regresso dos 40 ºC, ou mais, a Portugal continental. Em que regiões fará mais calor? Consulte a previsão!

calor; temperaturas altas; tempo quente; Portugal
No próximo fim de semana o termómetro volta a disparar para os 40 ºC, ou mais, nalgumas regiões de Portugal continental. Onde fará mais calor?

Esta quinta-feira a temperatura voltou a registar um aumento em Portugal continental, com a máxima a fixar-se nos 38 ºC na capital distrital de Castelo Branco. O ambiente estável, e em geral soalheiro, contrastou apenas com nebulosidade alta (Centro e Sul) e alguns nevoeiros matinais em parte da faixa costeira ocidental. Nas restantes áreas do país fez céu limpo. O vento soprou de Noroeste. No litoral o tempo apresentou-se ligeiramente mais fresco, sobretudo de Peniche para Norte, graças à frescura atlântica e às nortadas.

A reta final desta semana será influenciada pelo anticiclone em crista, que se fortalecerá dia após dia, estimulando a subsidência do ar que aquece notavelmente durante o processo. A isto, junta-se a estabilidade e a insolação elevada, típicas da estação veranil. Em suma, Portugal produz o seu próprio calor nestas condições de estabilidade.

Temperatura igual ou superior a 40 ºC regressará ao país, mas não a todas as regiões

Para sexta-feira, dia 22, prevê-se um estado do tempo estável e soalheiro, embora com alguma nebulosidade média e alta matinal na faixa costeira ocidental e nalguns pontos do interior Norte. O vento continuará predominante de Oeste ou Noroeste. A temperatura máxima mais elevada prevista para amanhã é de 37 ºC em Castelo Branco, Évora e Beja e a mais baixa de 25 ºC em Viana do Castelo e Aveiro.

De momento, nesta reta final da semana, as temperaturas vão mostrando valores climatológicos dentro do normal para o verão (embora ligeiramente acima do normal no interior do país), mas sem os valores extremos que foram registados na semana passada e que levaram à pulverização de recordes mensais em várias estações meteorológicas.

Além disso, com o flagelo dos incêndios florestais a afetar terrivelmente o país, importa perceber quais as condições meteorológicas previstas para os próximos dias em Portugal continental. No momento da escrita deste artigo estavam ativos alguns incêndios no nosso território, cujos dados podem ser consultados em fogos.pt.

Para sábado antecipa-se céu limpo de norte a sul de Portugal continental e o regresso dos 40 ºC, ou mais - possivelmente até 43 ºC!, a várias localidades do interior Centro e Sul do país, nomeadamente às regiões da Beira Baixa (Castelo Branco) e do Alentejo (Portalegre, Évora e Beja). Em Porto, Lisboa ou Faro o termómetro registará, respetivamente, 27 ºC, 34 ºC e 32 ºC.

Faro viverá este fim de semana noites tropicais!, algo que ocorre quando a temperatura noturna nunca fica abaixo dos 20 ºC. Tanto neste dia, como no domingo, haverá algumas poeiras do Saara a circular pelo Sul e Centro do país, o que poderá inibir ligeiramente a radiação solar e inclusive “reduzir” os valores térmicos inicialmente previstos. Se tal acontecer, o calor seria ligeiramente amenizado.

mapa temperatura, Portugal, tempo quente, calor
Sábado, dia 23 de julho, marcará o regresso dos 40 ºC a vários pontos do interior Centro-Sul de Portugal continental.

Domingo, dia 24, deverá registar uma descida suave da temperatura, alguma nebulosidade média e alta no litoral e a persistência de ventos moderados a fortes de Oeste/Noroeste. Mesmo no que toca ao perigo de incêndio florestal, as perspetivas são pouco animadoras, apesar do favorável panorama atual.

Isto porque, não está prevista chuva a médio prazo, exceto se forem consequência de alguma trovoada isolada, e as temperaturas, sem ser extremamente elevadas de um modo geral em relação às que já sofremos num passado muito recente, serão ainda assim suficientemente altas para se transformarem num fator de risco.

Açores e Madeira com tempo ameno

Para o Arquipélago dos Açores prevê-se tempo variável, com períodos de nuvens, sol e aguaceiros, bastante ameno e com reduzida amplitude térmica diária. O fluxo soprará de Oeste/Sudoeste nos Grupos Ocidental e Central até domingo e de Nordeste no Grupo Ocidental. A temperatura máxima mais elevada prevista nos próximos dias para Ponta Delgada (São Miguel) será de 24 ºC e deverá ser alcançada no domingo, dia 24.

Na Ilha da Madeira espera-se um ambiente ventoso, com fluxo moderado a forte de Nordeste. A temperatura máxima mais elevada prevista para os próximos dias será de 25 ºC no Funchal no próximo domingo, dia 24. Em geral, o tempo irá apresentar-se estável, com períodos nublados a alternar com outros de céu limpo.