Sem chuva à vista: prepare-se para noites frias e nortada!

Nesta noite de quarta já será percetível o quão fresco estará o tempo em Portugal. Além disto, as fortes rajadas de vento deixarão parte significativa do país sob aviso amarelo nos próximos dias. Onde e até quando?

previsão do tempo; nortada; tempo fresco; Portugal
Uma parte de Portugal enfrentará o vento forte do quadrante Norte e outra parte estará sujeita a um acentuado arrefecimento noturno.

O estado do tempo na Península Ibérica já está a mudar. Na vizinha Espanha os efeitos da mudança do fluxo - relacionado com uma massa de ar frio marítimo polar - serão bem mais notáveis do que no nosso território, traduzindo-se sob a forma de chuva, queda de neve, descida térmica generalizada e possibilidade de trovoada.

Em Portugal continental, os efeitos deste episódio de instabilidade meteorológica serão residuais, dado que a localização geográfica do nosso país, aliado a outros fatores como as altas pressões, impedirão a chegada do tempo adverso.

Ainda assim, saliente-se que o aviso amarelo por vento forte do quadrante Norte estará em vigor até à próxima sexta-feira, 12 de maio, por previsão de rajadas máximas de até 75 ou 80 km/h em toda a faixa costeira ocidental (litoral dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e no Barlavento Algarvio (Faro)).

youtube video id=Q_pu9P-U1EY

Como se isto não bastasse, associado ao vento do quadrante Norte, por vezes de Noroeste (sobretudo no litoral) e por vezes de Nordeste (sobretudo no interior), a sensação térmica de frio será intensificada. E a temperatura também registará uma descida, em geral.

Os valores da temperatura mínima serão bem mais baixos do que até agora, em particular no interior Norte e Centro, em cidades capitais de distrito como Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu e Coimbra, onde a temperatura ficará abaixo dos 10 ºC, e nalguns locais poderá mesmo situar-se num patamar inferior aos 5 ºC.

Embora não se preveja chuva generalizada e abundante como no país vizinho, são esperados chuviscos fracos e dispersos pelo Norte do país, sobretudo no interior e em áreas de montanha, destacando-se o Nordeste Transmontano (possibilidade de precipitação muito residual na sexta, 12 de maio).