Reta final de abril com chuva e trovoadas a estalar pelo país

Sol de pouca dura. Não há expressão que melhor defina o tempo bastante variável desta reta final de abril. Após o sol e estabilidade do fim de semana, uma depressão e uma gota fria deverão, em breve, chegar a Portugal continental, esperando-se chuva, trovoada e vento forte. Confira a previsão!

chuva; trovoada; mau tempo; portugal
O tempo para os próximos dias em Portugal continental será marcado por alguma instabilidade. Em que regiões do país será mais provável?

Após a curta trégua em grande parte do país no passado fim de semana, especialmente no domingo, tudo aponta para que ao longo dos próximos dias o tempo se torne variável e instável em praticamente todo o território graças à chegada de uma nova depressão oriunda do Atlântico. Desde o início da primavera climatológica que a atmosfera tem revelado um carácter muito dinâmico, algo que não deverá alterar-se no curto e médio prazo.

Feriado do 25 de abril estável e ameno na generalidade do território

Em geral, hoje será um dia estável, com predomínio de céu nublado, mas com tendência para dissipação gradual das nuvens. Poderá haver períodos de sol, e boas abertas, embora mais prováveis ao final da tarde. Apesar disso, não será de descartar um ou outro chuvisco no interior Norte. As temperaturas diurnas registarão hoje um aumento generalizado. As máximas rondarão os 18 ºC em grande parte de Portugal continental, prevendo-se 21 ºC em Coimbra, Santarém, Évora e Beja. No Arquipélago da Madeira deverá chover o dia inteiro devido à passagem de uma frente.

Em breve uma depressão chegará cá deixando chuva e trovoada

Na madrugada de terça-feira (26) prevê-se que a depressão comece a tocar território nacional vinda do Atlântico. Uma frente pouco ativa atravessará o país de oeste para leste, deixando, ao longo de todo o dia, aguaceiros intermitentes, possivelmente acompanhados de trovoadas pouco frequentes e dispersas. Este cenário deverá ocorrer de norte a sul do país, embora com maior preponderância nas Regiões Norte e Centro.

Amanhã, as temperaturas vão baixar em todo o território, sendo que a descida térmica será mais notória no interior nas terras do interior. Na Madeira o tempo ficará estável com períodos de céu nublado e outros de sol. Nos Açores espera-se vento forte e muita chuva, sobretudo nos Grupos Ocidental e Central.

Na quarta-feira a depressão continuará a “rodopiar” pela Península Ibérica, repetindo a dose de instabilidade atmosférica, tanto no período matinal – sob a forma de aguaceiros, como no período vespertino quando se espera mais intensa. Será então durante a tarde que se prevê uma nova ‘investida’ da depressão, com possibilidade de chuva fraca a moderada (no litoral) e risco de trovoadas (sobretudo no interior).

O Minho (Viana do Castelo e Braga) e a Área Metropolitana do Porto serão, até ao final do dia de quarta-feira, as áreas mais beneficiadas pela água da chuva, mas também as mais condicionadas para qualquer tipo de atividade ao ar livre.

No resto do país o ambiente estará irregular, esperando-se alternância de períodos de nuvens e sol com outros de aguaceiros fracos e intermitentes. Na Madeira o panorama meteorológico irá manter-se e nos Açores espera-se outra jornada muito instável, chuvosa e com ventania forte de Sul, especialmente nas ilhas ocidentais e centrais.

E de quinta-feira em diante, o que irá suceder?

Após quarta-feira, a incerteza é mais elevada. A baixa em superfície deverá enfraquecer, ao passo que em altitude se isolará da corrente de jato, originando uma depressão isolada em altitude (ou gota fria) que praticamente não terá efeitos em Portugal, ao concentrar-se, maioritariamente, na nossa vizinha ibérica (Espanha).

Mesmo assim, há uma boa probabilidade de aguaceiros dispersos pelo país, e tampouco se descarta nova atividade elétrica (trovoadas). Além disso, por entre o anticiclone das Ilhas Britânicas e as baixas pressões do norte de África, será canalizado um fluxo húmido de leste e nordeste.

Fim de semana: regresso do sol e do calor?

Apesar da incerteza, os mapas indicam uma boa probabilidade do regresso do sol e do calor nos últimos dois de abril. Sexta-feira será um dia de calor e céu quase limpo, prevendo-se uma subida acentuada das temperaturas de norte a sul de Portugal continental. No sábado o cenário será bastante semelhante, mas com mais nebulosidade. Prevê-se máxima de 20 ºC no Porto e Faro, 24 ºC em Braga, 25 ºC em Coimbra e Lisboa e 26 ºC em Évora.

mapa temperatura portugal
Apesar da incerteza, é possível que o sol e o calor regressem nos últimos dois dias de abril, com várias localidades a registar máximas acima dos 25 ºC no sábado.

Para o dia 1 de maio, próximo domingo, existe uma boa probabilidade de ocorrência de chuva ou aguaceiros em parte da faixa costeira ocidental, entre Caminha e Cabo Carvoeiro, bem como de diminuição generalizada das temperaturas, o que atesta a típica variabilidade meteorológica primaveril.