Onde poderá ver o eclipse lunar total? Eis as regiões de Portugal com melhor visibilidade, apesar das nuvens e da chuva

Esta noite terá lugar um espetacular eclipse lunar total, mas em Portugal a sua observação será condicionada pela tempestade Konrad e pelos aguaceiros pós-frontais de uma baixa secundária. Isto provocará um aumento da nebulosidade e da chuva em várias regiões.
Dentro de poucas horas, o céu noturno será palco de um fenómeno astronómico sempre surpreendente: um eclipse lunar total que tingirá o nosso satélite natural com uma tonalidade avermelhada. Por esta razão, é popularmente conhecida como a “Lua de Sangue” e, como temos vindo a explicar na Meteored ao longo da semana, será visível em grande parte do planeta, incluindo Portugal.
Embora a Lua atinja a sua plenitude amanhã às 06:54 (hora Portugal continental e Arquipélago da Madeira; -01:00 nos Açores), a melhor altura para observar o eclipse será na próxima madrugada. O eclipse será totalmente visível nas três unidades territoriais portuguesas: Continente, Açores e Madeira.
️ Na próxima sexta-feira, 14 de março, dar-se-á um #eclipselunar total que tingirá a Lua de um tom avermelhado.
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) March 12, 2025
Este fenómeno, popularmente conhecido como Lua de Sangue, será visível em boa parte do planeta.
https://t.co/dCh4vqFsBr pic.twitter.com/zzApcdmNMo
Para desfrutar em absoluto do eclipse lunar, é importante ter em conta que, ao contrário dos eclipses solares, que exigem uma proteção especial para os olhos, os eclipses lunares podem ser observados a olho nu sem qualquer risco. Idealmente, procure por um local sem poluição luminosa. Antes disso, verifique as previsões meteorológicas, uma vez que o estado do tempo pode dificultar a observação deste acontecimento espetacular.
Duas baixas, uma delas Konrad, trarão nuvens e aguaceiros pós-frontais coincidentes com o eclipse
Entre hoje e amanhã, uma baixa pressão secundária atravessará o Centro e o Sul de Portugal continental, bem como a Madeira. Refira-se que a tempestade Konrad não atingirá diretamente estes territórios, ficando remetida às proximidades dos Açores. A nebulosidade vai aumentar nalgumas regiões, onde será difícil observar a “Lua de Sangue”.

Na madrugada de sexta-feira, 14 de março, a nebulosidade ganhará terreno entre o rio Mondego e o Baixo Alentejo, esperando-se alguma precipitação em grande parte da Região Centro e várias zonas da Área Metropolitana de Lisboa e do Alentejo. Haverá também aguaceiros nos Açores e na Madeira, especialmente nos Grupos Central e Oriental e na metade ocidental da Ilha da Madeira.
Em que regiões portuguesas irá o céu estar mais limpo?
Então, onde será possível ver o eclipse lunar? De acordo com o nosso modelo de referência, na madrugada e manhã de hoje o céu estará geralmente pouco nublado ou limpo na Região Norte e nos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. A região do Algarve também poderá contemplar este fenómeno astronómico.
É possível que entre o rio Mondego e Baixo Alentejo (inclusive) o eclipse seja ocasionalmente visível. Porém, como já referimos acima, os mapas da Meteored revelam que céu geralmente nublado e possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos para os distritos de Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.

Nos Açores haverá períodos de céu nublado e aguaceiros em 7 das 9 ilhas - o mais provável é que o Grupo Ocidental seja o mais adequado neste território insular para desfrutar deste evento astronómico.
Já na Madeira, a situação meteorológica afigura-se mais complexa, com vento de noroeste, períodos de céu nublado e possibilidade de aguaceiros - especialmente na metade oeste da Ilha - mas é possível que haja uma “janela de oportunidade” para apreciar o evento nas primeiras horas da manhã (06:00-08:00).

Para aqueles que não puderem desfrutar da iminente “Lua de Sangue”, terão uma nova oportunidade na noite de domingo, 7 de setembro de 2025. Nessa jornada será possível observar um novo eclipse lunar total nas regiões do interior de Portugal. No resto do país e nos Arquipélagos será apenas parcialmente visível.