O tempo na Semana Santa em Portugal segundo especialistas da Meteored

Quer saber como vai estar o tempo na semana da Páscoa? Neste artigo reunimos os comentários dos especialistas da Meteored acerca do tempo da Semana Santa em Portugal, bem como o facto da primavera se estar a tornar mais extrema a cada ano que passa. Contamos-lhe tudo aqui!

Semana Santa; Páscoa; Portugal
As festividades e as celebrações, em geral, têm vindo a ser cada vez mais afetadas por episódios meteorológicos extremos.

Este ano a Semana Santa em Portugal terá lugar entre os dias 10 e 17 de abril e já é possível oferecer mais detalhes sobre como poderá estar o tempo nessas datas, meteorologicamente falando. Para tal, os especialistas da Meteored revelaram uma primeira previsão para esses dias festivos tão desejados, ao analisar o quadro climático que está a transformar a primavera numa estação com tempo mais adverso. Venha daí e confira os testemunhos abaixo!

Paula Gonçalves: “O aumento da temperatura global já começou a interferir na duração das estações do ano”

O aumento da temperatura global já começou a interferir na duração das estações do ano e, consequentemente, no ciclo biológico dos seres vivos (Agência Europeia do Ambiente). A chegada da primavera acarreta consigo mudanças na vegetação, o desabrochar das flores e o movimento migratório das aves. No entanto, estes fenómenos têm vindo a ser adiados, ou antecipados, devido ao aumento da temperatura à escala global.

Para as datas da Páscoa a tendência aponta para mais calor do que frio, e com extremos climáticos mais vincados como episódios de chuva intensos.

Estes extremos são o que se pode esperar cada vez mais nas datas da Páscoa, e também nas primaveras, dos quais se pode destacar episódios de calor cada vez mais precoces e vincados, bem como uma redução dos episódios de chuva, que têm decrescido em número mas são cada vez mais intensos (segundo estudo da Nature Climate Change - número de 14 de fevereiro de 2022).

João Tomás: “A primavera evolui de forma inconstante, apresentando momentos de grande estabilidade e outros de grande instabilidade”

A primeira semana da primavera astronómica (iníco 20 de março), em Portugal, caracterizou-se pela precipitação, que foi abundante em alguns locais como nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores e região do Algarve. As temperaturas apresentaram uma trajetória descendente, tendo ocorrido queda de granizo significativo no interior Norte e Centro (Beira Baixa, por exemplo).

Apesar de nos estarmos a referir à primavera, as temperaturas mínimas durante o primeiro fim de semana da estação foram muito idênticas às registadas durante o inverno, sendo que no interior Norte e nas terras altas houve registo de temperaturas negativas.

A continuação da primavera, de momento, promete alguma alternância entre momentos de estabilidade, e momentos de instabilidade - com precipitação e trovoadas. As temperaturas poderão variar conforme estes momentos, atingindo valores mais amenos, dentro da normal climatológica, na Semana Santa 2022.

Já em relação à precipitação, se a primeira semana de Primavera nos brindou com momentos de abundância, a segunda semana será seca, estando apenas prevista precipitação no território continental a partir da manhã do dia 7 de abril, em especial no Noroeste do país.

trovoada; portugal; tempo
Cenários de tempo instável como este podem ocorrer durante a Semana Santa em Portugal. Será que este ano vamos assistir a trovoada?

De momento, o tempo para a Semana Santa poderá resultar instável, com precipitação e quiçá trovoadas. De resto, um panorama meteorológico com valores pluviométricos dentro do normal e com temperaturas ligeiramente acima dos valores de referência é o que os modelos preveem para as primeiras semanas após a celebração da Páscoa.

Joana Campos: A atmosfera na Semana Santa, abril, “águas mil”?

De acordo com o nosso modelo meteorológico de confiança, o ECMWF, a semana de 10 a 17 de abril, poderá ser, à semelhança das últimas semanas, um pouco instável. Contudo, esta instabilidade atmosférica não se deverá verificar na totalidade do território de Portugal continental. A semana deverá contar com registos de ocorrência de precipitação bem acima do normal na faixa litoral Norte onde se prevê uma anomalia positiva bem vincada (30-60 mm), sobretudo a oeste da Barreira de Condensação, que poderá chegar ao Centro do país.

Para esta área do país, se os cenários de previsão se cumprirem, o tempo fará jus ao provérbio popular "abril, águas mil". No entanto, é estimado que após a Semana Santa 2022 a estabilidade atmosférica possa voltar a imperar.

anomalia precipitação; semana santa 2022; portugal; ecmwf
Segundo a previsão atual do ECMWF, a precipitação apresentará níveis acima do normal para o litoral norte, e parte do centro, de Portugal continental.

Em relação à temperatura prevê-se um aumento generalizado. Nestes primeiros dias de abril foi notória a diminuição das temperaturas mínimas e máximas em todo o país devido à presença de uma massa de ar polar, no entanto, à medida que esta se for dissipando, as temperaturas deverão voltar a subir.

Assim, prevê-se que entre o dia 10 e 17 de abril, as temperaturas diurnas rondem os 20 ºC em boa parte do país e inclusive manifestem valores acima da média climática de referência, sobretudo no Barlavento Algarvio. Assim, a Semana Santa 2022 em Portugal continental começará com dias mais quentes, a meio o ambiente poderá ficar mais fresco e nos últimos dias prevê-se nova subida térmica, e mais significativa, de um modo geral.