Na quarta-feira uma tempestade deixará chuva, vento forte e neve nestas zonas de Portugal

A semana arrancou chuvosa, especialmente no litoral Norte e Centro. Ainda que possa continuar a chover de forma fraca, na próxima quarta-feira espera-se a chegada de uma frente fria. Confira a previsão!

O dia de hoje contará com chuva especialmente no litoral Norte e Centro. Esta deverá persistir ao longo da próxima madrugada, podendo dissipar-se quase totalmente a partir das primeiras horas da tarde de amanhã, terça-feira, concentrando-se, de forma fraca, na região do Minho até ao final do dia, facilitando a vida a quem irá participar nos cortejos de Carnaval ao ar livre, em boa parte do país.

Uma tempestade afetará indiretamente o nosso território na quarta-feira

No entanto, na manhã de quarta-feira, uma nova frente fria, associada a uma depressão que passará a Norte da Península Ibérica, especificamente entre as Ilhas Britânicas e França, irá trazer mais precipitação a Portugal Continental, com períodos de chuva forte, no Norte do país, e chuva moderada nas restantes regiões, ainda que se espere pouca expressão no Sul.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta chuva, aliada a uma diminuição das temperaturas entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, poderá resultar em queda de neve até às primeiras horas da manhã de quinta, especialmente na zona do Soajo e na Serra do Larouco, onde os termómetros poderão registar até -1 ºC.

Este episódio de instabilidade deverá dissipar-se a partir das últimas horas da manhã de quinta-feira, dando lugar a um resto de semana seco e soalheiro, que poderá contar com uma subida das temperaturas máximas.

Na quarta-feira, as rajadas de vento poderão alcançar os 80 km/h nas terras altas do Norte, nas primeiras horas da tarde.
Na quarta-feira, as rajadas de vento poderão alcançar os 80 km/h nas terras altas do Norte, nas primeiras horas da tarde.

Até lá, e para além da chuva, poderemos contar também com um aumento da velocidade de rajada que, na tarde de quarta-feira, poderá atingir os 80 km/h nas regiões montanhosas do Norte. Na região Centro, as mesmas poderão exceder os 50 km/h. Ainda assim, este episódio de vento forte deverá perder intensidade nas últimas horas do dia de quarta-feira.

A partir de quinta-feira espera-se o regresso (mais duradouro) do tempo estável

Como referimos, depois da passagem desta frente fria na quarta-feira, e ainda que na quinta-feira se possam registar alguns aguaceiros pós-frontais, espera-se que a partir das 16h desse dia, a chuva diga "adeus" a Portugal Continental, pelo menos durante vários dias.

Inclusive, sexta e sábado poderão ser dias bastante soalheiros, podendo contar com céu pouco nublado ou limpo, especialmente no sábado. Quanto aos termómetros, também é esperado um aumento das temperaturas máximas, especialmente no sábado, onde as mesmas poderão variar entre os 15 ºC na Guarda e os 21 ºC em Santarém.