Mudança brusca para a primavera: domingo 22 será o dia mais anómalo em Portugal

O anticiclone consolidará a sua influência gradualmente nos próximos dias, gerando temperaturas diurnas acima da média para a época do ano em Portugal continental. No domingo, dia 22, preveem-se temperaturas mais condizentes com a primavera.

Entre hoje - quinta (19) - e amanhã - sexta-feira (20) - ocorrerá uma mudança evidente no padrão meteorológico, assinalada por uma clara transição entre os aguaceiros pós-frontais da já distante tempestade Pedro e da aproximação das altas pressões à Península Ibérica.

No vídeo
Nestes próximos dias a aproximação e consolidação do anticiclone dos Açores promoverá um estado do tempo claramente estável, seco e tendencialmente soalheiro. Na sua expansão até Portugal continental impulsionará uma massa de ar mais quente, responsável por dar início a um período ameno, em que as temperaturas subirão gradualmente e os termómetros registarão valores diurnos acima da média para a época do ano. O pico está previsto para domingo (22).

Deste modo, amanhã, dia 20, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo em grande parte do território do Continente, sobretudo a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro).

Porém, é ao longo do fim de semana que o céu limpo e o forte aquecimento diurno se tornarão mais evidentes na nossa geografia, proporcionados por um anticiclone que trará dias com características claramente primaveris ainda no penúltimo fim de semana de fevereiro.

Fim de semana em Portugal continental marcado pela consolidação das características primaveris

Como já foi mencionado anteriormente pela Meteored, o penúltimo fim de semana deste mês de fevereiro será marcado por características claramente primaveris. Por um lado, o sol e o calor provocarão temperaturas amenas e valores diurnos acima dos da normal climatológica de referência.

Neste mapa observa-se o anticiclone dos Açores a estender-se em crista e em clara expansão sobre a geografia da Península Ibérica, promovendo céu limpo ou pouco nublado, bem como temperaturas diurnas bastante amenas nestes próximos dias. As máximas poderão atingir 23/24 ºC em algumas zonas de Portugal continental.
Neste mapa observa-se o anticiclone dos Açores a estender-se em crista e em clara expansão sobre a geografia da Península Ibérica, promovendo céu limpo ou pouco nublado, bem como temperaturas diurnas bastante amenas nestes próximos dias. As máximas poderão atingir 23/24 ºC em algumas zonas de Portugal continental.

Por outro lado, é expectável uma grande amplitude térmica diária, sobretudo nas regiões do interior, isto é, um contraste que se deve à diferença entre o calor diurno anómalo para a época do ano e o acentuado arrefecimento noturno que ocorre em condições de estabilidade, quando as noites ainda são relativamente longas.

O padrão de estabilidade atmosférica em Portugal continental será promovido pela consolidação das altas pressões em torno da nossa geografia e resultará da combinação de céu limpo, com o processo de subsidência do ar gerado pelo anticiclone e por uma maior eficiência do aquecimento diurno.

No sábado, 21 de fevereiro, prevê-se que as temperaturas máximas sejam superiores a 20 ºC em vastas zonas do Alentejo, vale do Tejo e interior Centro, com valores entre 18 e 21 ºC em alguns locais. No litoral da Região Norte, os valores serão ligeiramente mais moderados, mas ainda acima da média.

As temperaturas mínimas, no entanto, continuarão relativamente baixas no interior, favorecendo uma amplitude térmica diária significativa, com diferenças superiores a 12–15 ºC entre madrugada e tarde em várias regiões.

Domingo, 22 de fevereiro, o dia com anomalias de calor mais expressivas deste período anticiclónico

No domingo (22) espera-se que as temperaturas máximas oscilem entre 15 ºC e 21 ºC na Região Norte, com 17 ºC previstos para o Porto, 19 ºC para Braga e Bragança e 20 ºC em Vila Real. Nas regiões Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo as temperaturas máximas irão variar entre 17 ºC (Aveiro) e 23 ºC (Mora, Coruche e Ponte de Sor).

Para domingo, 22 de fevereiro, preveem-se temperaturas até 9 ºC acima do normal para esta época do ano, segundo o modelo Europeu.
Para domingo, 22 de fevereiro, preveem-se temperaturas até 9 ºC acima do normal para esta época do ano, segundo o modelo Europeu.

Cidades como Coimbra, Évora e Santarém deverão chegar aos 21 ºC e outras, como a capital Lisboa ou a cidade de Setúbal, poderão atingir os 19 ºC. No Algarve, a zona do litoral registará valores em torno dos 15-17 ºC e na zona setentrional da região poderão ser atingidos valores superiores, a rondar os 19-20 ºC.

Quanto às mínimas prevê-se que os termómetros registem valores geralmente entre 2 e 8 ºC na Região Norte (alguns locais podem atingir 10 ou 11 ºC), desde 2 a 12 ºC nas regiões Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo e entre 10 e 13 ºC no Algarve.

De acordo com os mapas de confiança da Meteored, o ambiente bastante ameno, com temperaturas diurnas e acima da média para a época do ano, traduzir-se-á em anomalias térmicas positivas, que atingirão no domingo (22) o seu pico no período de 5 a 6 dias de estabilidade anticiclónica.

Assim, entre o final da manhã e o fim da tarde de domingo, 22 de fevereiro, com especial destaque para o período entre as 12:00 e as 15:00 e durante o qual ocorrerá a fase de maior aquecimento solar, preveem-se anomalias de calor que poderão atingir +4 ºC a +9 ºC face à normal climatológica de referência em quase toda a geografia de Portugal continental.