Mais 48 horas de chuva em Lisboa: os períodos em que irá chover intensamente

Lisboa e a Península de Setúbal enfrentam mais 48 horas de chuva persistente, com períodos de maior intensidade e acumulados elevados, num cenário que aumenta o risco de cheias e inundações urbanas após semanas de precipitação contínua.
A pausa da chuva termina por volta das 16:00 do dia de hoje (3 de fevereiro), momento em que Lisboa entra numa fase prolongada de precipitação associada a um fluxo atlântico húmido. A chuva será inicialmente fraca, com acumulados horários que não deverão ultrapassar os 3 mm, mantendo-se com esta intensidade durante a tarde.
O cenário começa a alterar-se gradualmente e, por volta das 23h, alguns concelhos do distrito de Lisboa, como Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira, poderão registar um reforço da precipitação, com valores horários que irão ultrapassar os 7 mm/h, já caracterizando chuva moderada. Ao longo da madrugada de quarta-feira (4), tanto a região de Lisboa como a Península de Setúbal permanecem sob precipitação contínua, sem períodos de pausa, embora maioritariamente fraca.
Quarta e quinta-feira: núcleos ativos de chuva e picos de intensidade
A instabilidade não dará tréguas durante a quarta-feira (4). A madrugada e a tarde serão de chuva contínua, embora fraca. No entanto, entre as 18:00 e as 19:00, um núcleo de chuva mais ativo atravessará Lisboa vindo de Oeste em direção à Margem Sul, trazendo acumulados acima dos 6 mm/h.
O pico da intensidade está reservado para a madrugada de quinta-feira (5). Estão previstos dois períodos críticos: entre as 00:00h e as 02:00h e entre as 05:00h e as 06:00h. Em Cascais, Mafra, Malveira os valores podem ultrapassar os 8 mm/h.

A chuva deverá finalmente parar na capital e em Setúbal por volta das 10:00h da manhã de quinta-feira, seguindo-se um período de aguaceiros intermitentes até sexta-feira à noite.
Já no sábado, o estado do tempo volta a agravar-se, sobretudo devido ao vento. Entre as 9h e as 11h, toda a Área Metropolitana de Lisboa poderá registar rajadas muito fortes, entre 85 e 100 km/h, com especial impacto nas zonas costeiras e mais expostas a oeste.

Somando a precipitação desde a madrugada de terça-feira até sábado à noite, os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa deverão ultrapassar os 100 mm de chuva acumulada, com valores particularmente elevados em zonas como Mafra, onde se preveem cerca de 152 mm, a Ericeira, com aproximadamente 1149 mm, Lisboa, com cerca de 104 mm, e Setúbal, onde os totais poderão atingir os 114 mm.

Mesmo que a precipitação não seja forte de forma contínua ao longo de todo o período previsto, o facto de chover moderadamente durante dias consecutivos na Área Metropolitana de Lisboa e na Península de Setúbal poderá aumentar significativamente o risco de cheias. Os solos encontram-se já muito saturados, a capacidade de drenagem está reduzida e a acumulação progressiva de água, mesmo com chuva fraca a moderada, poderá ser suficiente para provocar constrangimentos.