Madeira vai continuar a sentir os efeitos de Emilia: nas próximas horas espera-se muita chuva, vento e agitação marítima

Com a aproximação do centro de baixas pressões, que originou a tempestade Emilia, ao arquipélago da Madeira, dar-se-á um aumento da instabilidade, com mais chuva, vento e agitação marítima.
Ainda que a tempestade Emilia esteja a afetar o arquipélago madeirense desde ontem, dia 12, com chuva, vento e agitação marítima, espera-se um aumento da instabilidade nas próximas horas, devido à aproximação do centro de baixas pressões, que originou esta tempestade.
O IPMA emitiu uma série de avisos meteorológicos para o arquipélago. Neste momento, e até às 15h de hoje, a Costa Norte e Porto Santo estão sob aviso vermelho de agitação marítima. Todas as regiões estão sob aviso laranja de vento, em vigor até às 21h. Quanto à precipitação, a Costa Norte, as Regiões Montanhosas e Porto Santo encontram-se sob aviso amarelo. As Regiões Montanhosas estão sob aviso amarelo de neve até às 9h, em cotas acima dos 1500 metros.
Nas próximas horas a chuva vai intensificar-se, especialmente na Costa Norte
A chuva manter-se-á persistente na vertente Norte da ilha, no entanto, a partir das primeiras horas da tarde esta irá intensificar-se na mesma área, alastrando-se ao resto do arquipélago. Porto Santo também poderá contar com períodos de chuva forte, também ao início da tarde.

Até ao final do dia, é esperado que a chuva se mantenha sobre a ilha da Madeira, com maior incidência na Costa Norte, ainda que possa perder intensidade. Em Porto Santo a chuva poderá dissipar-se a partir das últimas horas da tarde.
Desta forma, a precipitação acumulada com maior expressão, até ao final do dia, poderá ser registada na Costa Norte, com valores a ultrapassar os 100 mm, especialmente na zona de São Jorge. Santana poderá contar com cerca de 94 mm e Boaventura poderá contar com cerca de 72 mm.
A velocidade de rajada deverá aumentar e o mar manter-se-á agitado
Nas próximas horas a velocidade de rajada poderá aumentar de forma significativa, especialmente na área entre Porto Moniz e Fajã da Ovelha, onde se podem registar valores perto dos 120 km/h. Como podemos ver no mapa abaixo, boa parte da ilha poderá registar rajadas próximas ou superiores a 90 km/h. A Costa Sul poderá ser a mais calma face a este fenómeno, com valores a rondar entre os 50 e 70 km/h.

No entanto, à medida que as horas passam, estas rajadas poderão perder força, esperando-se que, até ao final do dia, os valores não ultrapassem os 75 km/h na área mais ventosa, mencionada acima.
Quanto à agitação marítima, esta continuará elevada. Podem registar-se ondas com altura máxima entre os 10 e os 12 metros na Costa Norte da ilha da Madeira e em Porto Santo ao longo do dia. Contudo, espera-se também uma diminuição da altura máxima até ao final do dia.
Posto isto, espera-se uma melhoria gradual do estado de tempo para o arquipélago madeirense a partir das últimas horas de hoje, sendo que para amanhã, domingo, espera-se apenas a ocorrência de chuva fraca a moderada para a Costa Norte, sendo que poderá dar-se uma dissipação da mesma ao final do dia.