Joana Campos alerta para o frio que entre sexta-feira e sábado poderá afetar Portugal

Os nossos mapas mostram uma diminuição das temperaturas, especialmente das mínimas, bastante pronunciada no interior Norte e Centro. Esperam-se valores abaixo da média.
Apesar da chuva persistente que tem assolado o país, as temperaturas, tanto mínimas como máximas, têm sido bastante amenas, registando, inclusive, valores acima da normal climatológica em vários pontos do país.
No entanto, é esperada uma mudança generalizada, sendo que se espera uma pausa na chuva, com o regresso do anticiclone dos Açores, e ainda uma descida das temperaturas, devido à influência de uma massa de ar polar. Esta descida deverá contribuir para uma inversão dos valores de anomalia térmica.
A partir de sexta-feira as temperaturas começam a descer
A aproximação de uma massa de ar polar irá fazer com que os valores de anomalia térmica comecem a inverter-se logo a partir das últimas horas da manhã de sexta-feira, anunciando umas horas seguintes mais frias face aos dias anteriores.

Como já mencionamos e como podemos observar no mapa acima, é esperado que a partir das 10h da manhã de sexta-feira os valores de anomalia térmica passem de positivos ou nulos em praticamente todo o território, para valores negativos ou nulos, devendo, com o passar das horas, todo o continente registar valores negativos, e, em alguns casos, até 8 ºC abaixo do normal, como o caso da Serra da Estrela. Nas regiões montanhosas do Norte, a anomalia negativa poderá chegar aos 7 ºC.
O litoral Centro e Sul poderá registar valores mais amenos, com anomalias negativas até 2 ºC no Sul e até 3 ºC no Centro. No litoral Norte, estas anomalias poderão variar entre os 3 e 4 ºC abaixo da média. As anomalias negativas representam valores térmicos abaixo da média, enquanto as anomalias positivas representam valores acima da média e os nulos correspondem aos valores médios.
A madrugada de sábado poderá ser a mais fria da semana
Na verdade, é possível que esta descida das temperaturas se comece a sentir no interior Norte e Centro logo a partir das 16h de sexta-feira, sendo expectável que pelas últimas horas do dia se registem temperaturas à superfície de -3 ºC na Serra da Estrela e 1 ºC em Manteigas e Loriga. Para a cidade da Guarda esperam-se 2 ºC e para Bragança 4 ºC, devendo estas serem as cidades mais frias da noite de sexta-feira, 13.

No entanto, e como é normal as madrugadas arrefecerem ainda mais, pelas 6h da manhã de sábado, período mais frio do dia, o ponto mais frio de Portugal Continental poderá ser a Serra da Estrela, a registar cerca de -5 ºC. No Alvão, os termómetros poderão registar até -3 ºC e na Serra do Larouco até -1 ºC. Vila Real e Guarda poderão ser as cidades mais frias da manhã de sábado, com 2 ºC e 1 ºC, respetivamente.
Contudo, durante o dia, as temperaturas voltarão a subir, esperando-se máximas entre os 8 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa. Devendo este episódio de frio ser passageiro. Ainda assim, espera-se uma diminuição dos valores durante a noite de sábado e a madrugada de domingo, todavia com valores mais suaves face às horas anteriores, não devendo haver registo de valores negativos no domingo.