Final da semana com temporal de chuva e neve no nosso país

Hoje uma nova depressão atlântica chegará a Portugal continental, marcando o regresso da chuva generalizada e da neve. Há risco de trovoada e granizo. Confira a previsão do temporal que deixará um final de semana passado por água!

chuva; neve; mau tempo; Portugal
Além da chuva, que será abundante e generalizada, prevê-se queda de neve em várias serras do norte e centro de Portugal continental.

A primeira metade da semana em Portugal continental foi marcada pelo sol e pelo fluxo de Norte/Noroeste. Ainda houve algum calor na segunda-feira, mas, desde terça-feira que tem sido notícia o vento forte que fez descer as temperaturas e agravou a sensação térmica de frio. Além do ambiente gélido de norte a sul do país gerado pela entrada de ar frio de latitudes setentrionais, o vento causou alguns estragos, derrubando árvores e danificando infraestruturas.

Entretanto, as nuvens começaram a ganhar terreno nestas primeiras horas de quinta-feira. São precursoras da chuva que cairá ao longo das próximas jornadas no nosso país. A mudança brusca no estado do tempo deve-se a uma depressão atlântica que chegará até nós após ter nascido na Gronelândia. Uma das frentes associadas a esta tempestade vai começar a afetar-nos já na tarde desta quinta-feira, ao entrar pelo Minho e Área Metropolitana do Porto, deslocando-se para leste e sul. Mais tarde será generalizada.

Sexta-feira: o regresso da chuva e da neve

Amanhã (22), a chuva será abundante e generalizada, caindo de forma persistente, e por vezes forte, em várias regiões do país. A acumulação pluviométrica será bastante expressiva nesta sexta-feira e a distribuição da precipitação relativamente equitativa em todos os distritos. A precipitação poderá ser acompanhada por alguma atividade elétrica, com risco de trovoadas pontuais e dispersas, tanto sexta, como sábado. Inicialmente mais provável na faixa do litoral, e no sábado, mais provável pelo interior. Tampouco se descarta a formação e queda de granizo.

O vento soprará, por vezes, intenso de Sudoeste, ajudando à situação de instabilidade atmosférica que será percetível em toda a nossa geografia. Além disso, as temperaturas voltarão a descer, e, com o frio e a precipitação conjugados em altitude, é bem possível a queda de neve em várias serras do Norte e Centro do País. Neste dia, a queda de neve deverá manifestar-se acima dos 1000 metros de altitude. As máximas amanhã vão baixar significativamente, mas haverá uma subida das mínimas.

Este cenário de queda de neve deverá repetir-se no sábado (23), dia em que o frio continuará a manifestar-se, obrigando ao reforço de vestuário. Além disso, a cota de neve poderá baixar pontualmente para os 800 metros. No sábado (23) a instabilidade diminuirá consideravelmente, prevendo-se somente períodos de chuva fraca ou aguaceiros intermitentes e distribuídos um pouco por todo o território continental dado que o centro da tempestade estará situado sobre o sul de França, em vez da Península Ibérica.

Olhando para as jornadas de sexta e sábado, prevê-se, para estes dois dias no seu conjunto, nas capitais de distrito, que a mínima mais baixa seja de 2 ºC na cidade da Guarda e a mais elevada de 11 ºC em Faro. Quanto às máximas, a mais baixa prevê-se para a Guarda (7 ºC), e a mais alta também em Faro (17 ºC).

Domingo com subida das temperaturas e mais chuva a caminho na próxima semana?

No domingo a instabilidade meteorológica ainda irá persistir, mas com um panorama muito semelhante ao do dia anterior, com repetição dos períodos de chuva fraca ou aguaceiros, durante o dia. Mesmo assim, o tempo aquecerá ligeiramente, havendo espaço para algumas abertas e alguns raios de sol que espreitarão por entre as nuvens, sobretudo no interior Centro e em toda a região Sul. As temperaturas diurnas vão ascender de forma generalizada, prevendo-se máxima de 16 ºC no Porto e de 18 ºC em Coimbra e Lisboa.

Após alguns dias de frio, chuva e neve, prevê-se para domingo uma subida generalizada das temperaturas, com várias cidades costeiras a registar máximas de 18 ºC. Mesmo assim, para esse dia ainda se prevê períodos de chuva fraca em várias áreas do país.

Segunda-feira, Dia da Liberdade e feriado do 25 de abril, será uma jornada de transição, marcada por tempo ameno, bastante nublado e com possibilidade de chuva fraca e dispersa no Norte do país. Para os dias seguintes, embora a incerteza seja elevada, os mapas de previsão antecipam mais períodos de instabilidade e chuva a partir de terça, dia 26. Mantenha-se atualizado em relação ao tempo com a nossa secção de notícias, mapas, modelos e avisos.