Fim de semana instável: nova tempestade atlântica a caminho!

Alguns aguaceiros derivados da passagem da gota fria ainda vão persistir nas próximas horas. No entanto, a instabilidade não dá tréguas este fim de semana. A partir de sábado chegará até nós uma nova tempestade que promete deixar mais umas quantas regas pelo país fora. Contamos-lhe tudo aqui!

chuva; nuvens; carro
O fim de semana será marcado pela presença de muitas nuvens, e chuva, que em alguns locais, poderá ser localmente forte.

Como previsto, acabou por se confirmar a formação da gota fria que entrou em Portugal continental desde o oeste do país. Entre ontem e hoje este fenómeno foi provocando inúmeros episódios de chuva abundante, em alguns sítios acompanhada de trovoada e granizo, tendo inclusive chegado a provocar inundações em alguns pontos da região do Algarve. Além disso, também caiu neve num dos pontos de maior altitude do nosso país – a Serra da Estrela – devido à presença de ar polar que provocou uma descida acentuada das temperaturas.

Uma nova depressão atlântica posicionada a oeste-sudoeste de Portugal continental vai trazer imensa instabilidade durante os próximos dias, sobretudo nas regiões Centro e Sul, e na Madeira.

Apesar disso, a gota fria já se terá dissipado ao final do dia de hoje, gerando uma sexta-feira menos instável do ponto de vista atmosférico. Amanhã podem surgir alguns chuviscos pontuais no interior Norte e Centro, e em certos pontos do Algarve.

Apesar do abrandamento da instabilidade, esta situação meteorológica mais estável será ‘sol de pouca dura’, uma vez que ao mesmo tempo que a gota fria se afasta para este, uma nova tempestade desenvolver-se-á no Atlântico, situando-se provavelmente entre Portugal continental e a Madeira. Novas vagas de precipitação e frentes vão chegar durante os próximos dias derivadas desta tempestade. Poderá adquirir características de ciclone subtropical e ser mais intensa no sul do continente e na Madeira, especialmente no domingo.

Fim de semana chuvoso no centro, no sul e na Madeira

O surgimento de uma nova depressão atlântica posicionada a oeste-sudoeste de Portugal continental vai provocar imensa instabilidade ao longo dos próximos dias, sobretudo nas regiões Centro e Sul e na ilha da Madeira.

No sábado, a jornada arrancará ainda com céu pouco nublado durante a madrugada e a manhã. Pela tarde, a nebulosidade começará a acentuar, estimando-se a queda de chuva moderada a forte nas regiões Centro e Sul a meio da tarde (por volta das 15 h), alargando-se posteriormente para a região Norte. Prevê-se nova queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela. O vento soprará moderado a forte de Sul ou Sudeste. Em geral, verificar-se-á uma pequena subida das temperaturas máximas e uma suave descida das mínimas.

O modelo Europeu estima que domingo seja o dia mais crítico na Madeira, com elevado risco de inundação local devido à precipitação excessiva.

Para domingo, antecipa-se um cenário meteorológico marcado por céu nublado ou muito nublado, com precipitação fraca e de pouca duração nas regiões Norte e Centro. Pelo contrário, o distrito de Faro será de novo o mais afetado com a presença de chuva fraca a passar a um regime moderado nas últimas horas de domingo. De facto, prevê-se que o vento forte de Sul, a chuva e trovoada surjam pelo Algarve nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro. Em relação às temperaturas, os termómetros vão registar, em geral, uma descida das máximas e das mínimas.

Madeira mesmo no centro da passagem da tempestade

As vertentes norte e oeste da ilha da Madeira também serão muito afetadas por esta tempestade devido à presença de ventos fortes e à chuva abundante. O modelo Europeu estima que domingo seja o dia mais crítico nas terras insulares, existindo um enorme risco de inundações locais devido à precipitação excessiva. Para acompanhar esta situação, nunca deixe de se informar e atualizar através da nossa secção de notícias, e dos mapas, modelos, imagens de satélite e radares de que dispomos na Meteored.