Fim de semana de tréguas na instabilidade: durará muito?

Nos últimos dias as regiões Centro e Sul do país estiveram sob a influência dos típicos aguaceiros convectivos de primavera, que ainda ocorrerão nas próximas horas. Mas como diz o ditado, depois da tempestade vem a bonança. Durará muito? Confira a previsão!

nuvens; sol
Hoje e sexta-feira ainda são esperados alguns aguaceiros, com risco de trovoada. E no fim de semana, como será?

O estado do tempo esta semana registou o seu auge de instabilidade nos dias 14 (ontem), e 15 (hoje), dado que esta quinta-feira ainda esperamos que se desenvolvam mais situações de instabilidade atmosférica.

Assim, estão previstos períodos de céu muito nublado, sobretudo nas regiões Centro e Sul de Portugal continental onde estão previstos mais aguaceiros irregulares, potencialmente fortes à escala local, com risco de trovoada. Na região Norte espera-se pouca nebulosidade e/ou períodos de céu limpo, escapando assim à intempérie. O vento soprará de direção variáveis, apresentando fraca intensidade. O fluxo será de leste na generalidade do país, embora por vezes se imponha a nortada nas regiões do litoral.

As temperaturas continuam sem registar grandes oscilações, embora apresentem uma anomalia térmica ligeiramente superior ao normal. Estima-se, por isso, outro dia ameno, com uma noite relativamente suave, potencialmente mais fresca no interior do país. Hoje fará mais calor durante o dia no litoral Norte (Viana do Castelo, Braga e Porto), em relação por exemplo a pontos do Alentejo e do Ribatejo.

Para sexta-feira, estima-se, em geral, céu pouco nublado, que aumentará temporariamente de nebulosidade entre o meio da manhã e o meio da tarde. Isto será visível em todo o país, embora com maior destaque no litoral alentejano e na região do Algarve. À semelhança desta quinta-feira, os aguaceiros deverão ocorrer novamente mais pelo centro e sul do país, sendo mais prováveis durante a tarde e em especial no interior do Alentejo e do Algarve.

Na sexta-feira ainda se prevê aguaceiros ocasionais, sobretudo durante a tarde, sendo mais prováveis no interior da região Sul. O mesmo já não se aplicará para o fim de semana.

As temperaturas deverão sofrer uma suave descida, sobretudo na região Norte, e em especial as mínimas. Pelo contrário, na região Sul, os termómetros vão assinalar uma pequena subida das máximas. O vento soprará fraco, por vezes moderado, de leste, girando temporariamente para noroeste nas faixas costeiras.

Fim de semana estável e sem chuva

Para o fim de semana, a chuva deverá estar ausente em todo o território continental, de acordo com o nosso modelo de confiança (ECMWF). No sábado vai estar céu pouco nublado ou limpo, esperando-se pequenos períodos de nebulosidade em alguns pontos do litoral Norte, litoral alentejano e região de Lisboa. As temperaturas serão amenas durante o dia, mas mais frescas de madrugada, altura em que se sentirá um arrefecimento mais notório.

Isto será assim, sobretudo no interior Norte e Centro, onde existe possibilidade de formação de gelo e geadas. Os termómetros baixarão até os 0 ºC em localidades pertencentes aos distritos de Bragança e da Guarda. No país, as máximas variarão entre os 15 ºC e os 23 ºC. Quanto ao vento, o regime manter-se-á de leste, soprando em geral fraco. Por vezes, poderá rodar para nordeste, especialmente nas terras altas do Norte e do Centro.

No domingo antecipa-se céu pouco nublado ou limpo, mas que irá aumentando gradualmente de nebulosidade. Isto será mais percetível nas regiões Norte e Centro, especialmente nas áreas junto ao litoral. As temperaturas continuarão agradáveis, esperando-se ligeiras oscilações, tanto da máxima como da mínima.

Em geral, as máximas registarão uma pequena subida, exceto em pontos da região Norte onde sofrerão uma suave descida. O vento soprará fraco e de direções variáveis, ainda que com maior predomínio de Leste ou Nordeste. A partir de segunda-feira, os aguaceiros ocasionais poderão regressar novamente a pontos do Centro e Sul da nossa geografia.