Fenómeno que desapareceu em janeiro regressa: alteração nos centros de pressão vai afetar o estado do tempo em Portugal

A estabilidade atmosférica estará de regresso a Portugal Continental, devido ao regresso das altas pressões. A partir de amanhã, esperam-se dias secos e soalheiros.
Depois da chegada de diversas tempestades ao país, que afetaram direta ou indiretamente o continente, finalmente o tempo estável estará de volta nos próximos dias, graças ao regresso das altas pressões (anticiclones) à nossa geografia.
O dia de hoje, quinta-feira, poderá contar com maior nebulosidade até ao início da tarde, sendo esperado que a partir das 15h a mesma comece a dissipar-se de Sul para Norte. Para além disto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuva fraca e pontual (aguaceiros pós-frontais) em alguns locais do Norte e Centro. Ainda assim, esta poderá dispersar até às 14h, dando lugar a um resto de dia seco.
Altas pressões irão influenciar o tempo em Portugal nos próximos dias
Como já referimos, e apesar de as altas pressões já terem mostrado sinais de presença, os nossos mapas indicam que as mesmas se deverão firmar nos próximos dias e influenciar o estado de tempo no nosso país, trazendo uma pausa na chuva e, consequentemente, dias mais agradáveis, não só devido à ausência de precipitação, como ao aumento previsto das temperaturas máximas.

Esta influência anticiclónica deverá fazer-se sentir a partir de amanhã, sexta-feira, onde se espera um dia seco e soalheiro, com a presença de algumas nuvens altas, especialmente no Norte do país. É também esperada uma subida generalizada das temperaturas, onde as máximas deverão manter-se entre os 13 ºC na Guarda e os 18 ºC em Faro.
Fim de semana será seco, soalheiro e contará com temperaturas acima da média
Sábado amanhecerá seco e com céu parcialmente limpo, no entanto, espera-se um aumento da nebulosidade, principalmente na Região Centro, a partir das 12h. Quanto às temperaturas, as mínimas deverão oscilar entre 1 ºC em Bragança e os 12 ºC em Faro, enquanto as máximas poderão variar entre os 14 ºC em Viana do Castelo e os 21 ºC em Santarém. Ao que tudo indica, e caso estes valores se confirmem, o dia de sábado contará com uma anomalia térmica positiva em todo o país, especialmente aquando o registo das temperaturas mais elevadas. A anomalia poderá chegar aos 7 ºC na Beira Interior.

Domingo poderá ser um dos dias mais soalheiros da semana, com possibilidade de céu limpo em praticamente todo o país, ainda que a nebulosidade possa regressar ao final da tarde ao Norte e ao Centro. Para esse dia também se esperam valores de temperatura máxima agradáveis, onde os mesmos deverão manter-se entre os 15 ºC em Viana do Castelo e os 21 ºC em Viseu, Coimbra, Leiria e Santarém. Desta forma, espera-se uma anomalia térmica semelhante à de sábado, com valores acima da normal climatológica em todo o território, à exceção do Algarve, cujos valores serão dentro no esperado para a época.
Esta tendência de valores acima da média poderá continuar a registar-se no arranque da próxima semana, assim como a influência das altas pressões em relação à estabilidade atmosférica, onde os dias secos e soalheiros se deverão manter, pelo menos, até ao início do dia de terça-feira.