Esta semana em Portugal: muita chuva e mais de 25 ºC nalgumas regiões!

Após o frio invulgar, o tempo mudou radicalmente em Portugal com o vento de Sudoeste e o regresso da chuva. Nos próximos dias sucessivas frentes atlânticas trarão mais precipitação e na reta final da semana algumas regiões podem ultrapassar os 25 ºC. Consulte a previsão!

previsão do tempo; chuva; Portugal; meteorologia
Vários dias de tempo instável pela frente? Eis quando se prevê chuva esta semana em Portugal.

Depois de vários dias caracterizados por valores de temperatura claramente inferiores à média climatológica para esta altura do ano, eis que numa questão de poucos dias Portugal continental passará abruptamente de um extremo a outro: as sucessivas atualizações do nosso modelo de maior confiança (ECMWF) mostram um cenário no qual serão registados valores de temperatura mais típicos de meados ou finais da primavera (maio/junho) nalgumas regiões do país.

Além disto, também se prevê a continuidade - durante praticamente toda a semana - de um elemento climático que voltou a assumir o protagonismo meteorológico desde domingo (5): a chuva. A precipitação praticamente esteve ausente do nosso país, em traços gerais, no mês de fevereiro (frio, seco, estável e maioritariamente soalheiro), tendo surgido apenas de maneira ocasional, sendo que por vezes, sob a forma de neve. Mas e para os próximos dias, que se prevê, meteorologicamente falando, para Portugal?

Nalgumas regiões do país a temperatura vai subir consideravelmente

Embora as mudanças do estado do tempo tenham o hábito de ser muito repentinas no início da primavera, se as previsões que gerimos na Meteored se mantiverem, ao longo desta semana será notícia a temperatura invulgarmente amena e elevada para estas datas do ano. A partir de sábado (11) prevê-se uma escalada nos termómetros ainda mais evidente, sobretudo a sul do rio Tejo.

Esta segunda-feira (6) foi percetível a subida generalizada da temperatura, uma vez que o país já está exposto às massas de ar subtropical provenientes do Atlântico. Além disso, com o vento de Sul-Sudoeste várias capitais distritais registaram temperatura máxima a rondar os 16 ou 17 ºC, tais como Lisboa e Faro. Na terça-feira (7) o fluxo de oeste-sudoeste irá manter-se e a temperatura continuará a subir. Nalgumas localidades do Centro e Sul de Portugal, tais como Coimbra, Santarém, Évora ou Beja, o termómetro tocará os 18 ºC/ 19 ºC.

Na quarta-feira (8) a temperatura voltará a subir, tanto de dia, como de noite. Haverá pontos do Alentejo Central, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio com temperatura máxima de 24 ºC! O vento de Sudoeste húmido e muito temperado aumentará de intensidade, contribuindo para um ambiente ameno generalizado, sobretudo a sul de Montejunto-Estrela.

Além disso, a chuva associada às sucessivas frentes atlânticas ficará, na sua maioria, distribuída a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela acumulando-se com vigor nas terras altas do Noroeste de Portugal (grosso modo a oeste da Barreira de Condensação e entre Minho e Douro).

A etapa mais adversa deste episódio de precipitação está prevista para quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de março.

Para quinta-feira (9) as oscilações térmicas serão praticamente inexpressivas, com valores de temperatura muito semelhantes aos dias anteriores, havendo um dia de pausa na escalada gradual da temperatura. Espera-se para o Porto uma máxima de 16 ºC, em Lisboa de 18 ºC e em Faro de 20 ºC, sendo que no interior alentejano e algarvio algumas localidades poderão rondar os 24/25 ºC. Destaque também para a previsão de uma amplitude térmica diária bastante reduzida nas regiões da faixa costeira ocidental, isto é, o litoral, durante praticamente toda a semana.

Em março, chove cada dia um pedaço?

Este provérbio popular bem que pode ser aplicado a Portugal continental nesta semana de 6 a 12 de março, uma vez que todos os dias deverá chover pelo menos “um pedaço” (ou seja, >=0.1 mm de precipitação acumulada) em grande parte do território nacional.

Após um domingo (5) muito chuvoso, sobretudo no Norte e Centro do país, e uma segunda-feira algo chuvosa (sobretudo na madrugada e manhã), prevê-se uma terça-feira (7) muito mais tranquila, havendo alternância de aguaceiros fracos e nuvens com abertas, com acumulação pluviométrica substancialmente inferior.

Entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9) é quando se prevê a fase mais crítica do episódio de chuva desta semana, que ocasionalmente poderá assumir um carácter persistente, excessivo e com intensidade moderada ou forte. As sucessivas frentes associadas a uma depressão atlântica muito cavada despejarão chuva abundante em Portugal, sendo que uma grande parte se acumulará a norte do Tejo. Não se descarta o risco de inundações!

Como se não bastasse, o vento de Sudoeste soprará forte, sobretudo na quinta, com rajadas até 60 ou 70 km/h, quer nas terras altas do Norte e Centro, quer no Alto Alentejo ou no litoral entre Viana do Castelo e o Porto.

Previsão da acumulação total de chuva até domingo, 12 de março: entre 75 e mais de 150 mm no Minho; entre 45 e 75 no resto do Norte e Centro do país: entre 10 e 20 mm no Alentejo e Algarve e em grande parte do NE Transmontano e Beira Alta (com pequenas áreas como exceção)

Prevê-se que as terras altas do Minho, Cávado e Alto Tâmega sejam as mais atingidas pela precipitação nestes dias, seguidas pelas regiões entre Ave e Douro e pelas regiões – em geral - a sul do Douro. Por último, e em sentido inverso, saliente-se que grande parte do Nordeste Transmontano, Beira Alta, Alentejo e Algarve deverão registar uma acumulação pluviométrica consideravelmente mais escassa.

Quanto aos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, também se antecipa uma semana substancialmente chuvosa, especialmente no Grupo Ocidental dos Açores.

Entre sexta e domingo: termómetro perto dos 30 ºC nalgumas regiões de Portugal?

Para sexta (10) e sábado (11) espera-se uma diminuição considerável da instabilidade meteorológica associada à passagem de frentes, apesar de que o céu ainda deverá mostrar-se muito nublado, e com alguns aguaceiros, na parte setentrional do país. A temperatura continuará a aumentar de forma notória em Portugal continental, pelo menos até domingo 12 de março.

O destaque vai para as Regiões Centro e Sul do país, entre sexta (10) e domingo (12), onde se espera uma subida considerável da temperatura máxima, com valores mais típicos de maio ou junho em várias localidades.

Saliente-se a previsão para as seguintes capitais distritais, entre sexta (10) e domingo (12): em Portalegre, a máxima subirá de 18 ºC para 21 ºC, em Évora de 20 para 24 ºC, em Beja de 21 ºC para 25 ºC, em Santarém de 20 ºC para 22 ºC e em Faro de 17 ºC para 23 ºC. Nalguns pontos do Alentejo e Algarve, tais como Mértola e Alcoutim, a máxima poderá atingir valores elevados no próximo domingo (12), isto é, 28 ºC!