Especialista Joana Campos revela o dia mais chuvoso da semana em Braga: esperam-se acumulados até 66 mm em 24h

Um rio atmosférico irá contribuir para a intensificação da chuva já a partir de amanhã, terça-feira. Esperam-se dois dias de chuva, por vezes, forte, em vários pontos do país.
Como temos vindo a avançar, esta semana a chuva fará parte do cenário meteorológico de Portugal Continental e deverá intensificar-se já amanhã, terça-feira, devido à influência de um rio atmosférico.
Desta forma espera-se que os próximos dois dias sejam os mais chuvosos da semana, com especial ênfase para amanhã, onde se esperam até 66 mm de acumulação no distrito de Braga, fazendo deste o valor mais elevado do país e o dia mais chuvoso neste local.
IPMA já emitiu avisos para vários distritos
O IPMA já emitiu aviso laranja de chuva, em vigor entre as 6h e as 18h de amanhã, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu. Os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa estarão sob aviso amarelo para o mesmo fenómeno, também entre as 6h e as 18h. Para além da chuva, também estará em vigor aviso amarelo de agitação marítima para a faixa costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.

Para quarta-feira, dia 11, o litoral entre Viana do Castelo e Coimbra passa a aviso laranja devido ao mar agitado, em vigor entre as 15h e as 6h do dia 12. A restante faixa litoral, até ao Algarve contará com aviso amarelo.
Todos os distritos, à exceção de Évora, Beja e Faro, contarão com aviso amarelo de precipitação em vigor até às 18h e distritos como Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo de vento entre as 12h e as 21h, onde se esperam rajadas de até 75 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas.
Horas mais críticas da chuva esperadas para amanhã, terça-feira
Segundo os nossos mapas, a chuva poderá começar a intensificar-se a partir das 5h da manhã, entre Viana do Castelo e Viseu, contando com períodos de chuva forte. Nas primeiras horas da manhã, espera-se que os distritos mais afetados possam ser Braga, Porto e Aveiro, com ocorrência de entre 12 a 15 mm de chuva por hora.
Nas horas seguintes espera-se que estes períodos se estendam ao litoral Norte e Centro, até Lisboa, ainda que se concentrem mais a Norte, resultando em valores acumulados superiores nesta região, face ao resto do país.
É expectável que a chuva forte persista até ao final da tarde, dando depois uma pequena trégua, onde se prevê ocorrência de chuva em várias partes do Norte e Centro, mas de forma fraca a moderada. Ainda assim, o início da madrugada de quarta-feira poderá trazer chuva mais intensa especialmente ao litoral Oeste.