Entre sábado 17 e terça-feira 20, as madrugadas serão geladas: esperam-se até -6 ºC; eis as regiões mais afetadas

Ainda que já se denote uma descida dos termómetros, as próximas madrugadas serão bastante frias, com maior ênfase para as madrugadas de domingo (18) e terça-feira (20).
Como avançamos em previsões anteriores, o ar frio proveniente da Gronelândia chegou a Portugal e já se notam as temperaturas mais baixas, especialmente no interior Norte e Centro do país.
O dia de hoje, sexta-feira, poderá contar com máximas entre os 6 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa. Desta forma, os nossos mapas de anomalia térmica mostram valores de anomalia negativa a partir das próximas horas em todo o continente português. Estas anomalias deverão manter-se até ao início da próxima semana e serão especialmente expressivas durante as noites e madrugadas.
Temperaturas baixas intensificam-se entre sábado e domingo
A próxima madrugada contará com valores negativos nos locais habituais do Norte e Centro (regiões montanhosas do Norte e Serra da Estrela), ainda que os mesmos já se possam sentir nas últimas horas do dia de hoje. No entanto, é esperado que se intensifiquem e se alastrem às áreas adjacentes. Segundo o nosso modelo de confiança, ECMWF, as primeiras horas da madrugada serão as mais frias. Assim, esperam-se valores até -4 ºC nas regiões supracitadas.

Contudo, será na madrugada de domingo que o frio se fará sentir com maior expressão, essencialmente no interior Norte e Centro, como podemos observar no mapa acima. Este frio mais intenso também chegará na noite de sábado, sendo que a partir das 18h já se esperam valores negativos não só na Serra da Estrela (-2 ºC), mas também na Serra do Larouco (-1 ºC). A partir das 20h estes valores abaixo de 0 ºC deverão chegar ao Nordeste Transmontano, chegando nos momentos seguintes ao Alvão e à Serra de Montemuro (- 3ºC).
O "ponto alto" deste episódio de frio será pelas 6h da manhã de domingo, onde os termómetros poderão registar até -6 ºC na Serra da Estrela, que deverá ser a região mais fria do país. De seguida, poderá estar o Nordeste Transmontano que deverá registar até -5 ºC.
Tendência de frio mantém-se no arranque da semana, até terça-feira
Seguindo o mote do que acontece nas noites anteriores, também a noite de domingo será fria, com valores negativos a partir das 18h. Desta forma, espera-se que ao longo da madrugada de segunda-feira estes valores se intensifiquem e alastrem à semelhança da madrugada de domingo, podendo as horas mais frias de segunda serem entre as 6h e as 8h da manhã. Ainda assim, não são esperados valores tão baixos, sendo que tanto as serras do Norte como do Centro deverão manter-se na ordem dos -4 ºC.

No entanto, a madrugada de terça-feira poderá trazer surpresas. Seguindo a mesma tendência, as temperaturas começam a baixar dos 0 ºC já na noite de segunda-feira, levando a um arrefecimento gradual nas horas seguintes. Isto não é surpresa nenhuma. A surpresa serão os valores de temperatura mínima em cidades como o Porto, que deverá registar apenas 1 ºC, sendo que nas áreas mais afastadas do mar já se esperam valores negativos, entre -1 e -2 ºC. Viana do Castelo deverá registar 3 ºC de mínima e Braga poderá contar com -2 ºC, ambos os distritos contarão com valores negativos em várias localidades.
Os valores mais baixos deverão registar-se em praticamente todo o interior Norte, com temperaturas até -5 ºC, tal como na Serra da Estrela, cujo valor deverá ser o mesmo. Neste dia de terça-feira, é esperado que pelas 9h da manhã ainda se registem valores negativos (até -2 ºC) em alguns locais do Nordeste Transmontano, Serra da Estrela e nas serras que compõem a Barreira de Condensação. Todavia, é esperado um aumento dos valores na madrugada seguinte.